Comissão de Orientação e Fiscalização - COF

Coordenação

Sandra Carolino Severo Ribeiro

Membros

Eduardo Cristian Wagner
Juliana Costa Serra
Karina Franco Moshage
Luciana Auxiliadora Fontes Kalix
Maria Aparecida De Amorim Fernandes
Maurilio Mederix Gomes

Objetivo

Realizar o trabalho de orientação e fiscalização aos profissionais de Psicologia do Estado, instrumentalizando o CRP 18 a zelar pela garantia dos serviços psicológicos prestados, resguardando os direitos da população a partir dos preceitos éticos e profissionais que embasam a Ciência Psicológica.

Ações da Comissão:

Realizar através de agentes de orientação e fiscalização, visitas in locu às pessoas Físicas e Jurídica, universidades e órgão públicos e privados, visando possibilitar o registro de pessoa jurídica, assim como o trabalho de orientação e informações.

Visitar as universidades e agências formadoras e proferir palestras a professores e alunos a fim de esclarecê-los e orientá-los quanto à função do CRP 18.

Visitar os Órgãos Públicos e Privados para fiscalizar e orientar sobre a prática profissional.

Efetuar diligências para verificar denúncias ou averiguar indícios de infração na capital e no interior.

Atuar em fiscalizações conjuntas com outros órgãos públicos, de classe, bem como emitir relatórios e pareceres.

Realizar cerimônia de entregas de Carteira de Identidade Profissional (CIPs) Definitivas e Provisórias, enfatizando o papel do Sistema Conselhos assim como os direitos e os deveres da categoria profissional para com a instituição CRP e para com a sociedade.

Divulgar as infrações mais comuns e os procedimentos de orientação e fiscalização - por meio do site, jornais eletrônicos, e palestras em universidades.

Levantar os problemas e dúvidas encontrados no exercício profissional - por meio de link específico no site e de item no termo de visita.

Realizar estes eventos nas instituições de ensino formadoras de psicólogos(as) no Estado de Mato Grosso com os docentes e discentes, promovendo as discussões sobre ética e o exercício profissional.

Acompanhar as publicações dos Editais de Concurso Público – Articular estratégias para impugná-los no caso de irregularidades.

Promover campanhas junto a sociedade para orientar/divulgar sobre as diversas áreas/práticas da Psicologia, tratando da valorização, sensibilização e desmistificação acerca do fazer da (o) psicóloga (ao), diferenciando-a de outras áreas/atuações como PIC's,  práticas terapêuticas alternativas e complementares , sempre respeitando e promovendo os direitos humanos.

Divulgar estatísticas sobre os processos éticos e denúncias recebidas no Sistema Conselho.

Ampliar a orientação e fiscalização das (os) profissionais quanto a atuação na PNPIC – Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, destacando os limites e práticas eticamente pautadas no Código de Ética do(a) Psicólogo(a) e Resoluções do CFP.

Organizar material orientativo acerca dos meios de publicidade dos serviços e práticas psicológicas.

Relizar em conjunto com a COE seminário sobre ética do(a) profissional psicólogo(a).