Comissão de Orientação e Fiscalização - COF

Coordenação

João Henrique Magri Arantes

Membros

Camiéle Benedita do Carmo
Eduardo Cristian Wagner
Juliana Costa Serra
Karina Franco Moshage
Keli Virgínia Ebert
Luciana Auxiliadora Fontes Kalix
Maria Aparecida De Amorim Fernandes

Objetivo

Realizar o trabalho de orientação e fiscalização aos profissionais de Psicologia do Estado, instrumentalizando o CRP 18 a zelar pela garantia dos serviços psicológicos prestados, resguardando os direitos da população a partir dos preceitos éticos e profissionais que embasam a Ciência Psicológica.

Ações da Comissão:

Realizar através de agentes de orientação e fiscalização, visitas in locu às pessoas Físicas e Jurídica, universidades e órgão públicos e privados, visando possibilitar o registro de pessoa jurídica, assim como o trabalho de orientação e informações.

Visitar as universidades e agências formadoras e proferir palestras a professores e alunos a fim de esclarecê-los e orientá-los quanto à função do CRP 18.

Visitar os Órgãos Públicos e Privados para fiscalizar e orientar sobre a prática profissional.

Efetuar diligências para verificar denúncias ou averiguar indícios de infração na capital e no interior.

Atuar em fiscalizações conjuntas com outros órgãos públicos, de classe, bem como emitir relatórios e pareceres.

Realizar cerimônia de entregas de Carteira de Identidade Profissional (CIPs) Definitivas e Provisórias, enfatizando o papel do Sistema Conselhos assim como os direitos e os deveres da categoria profissional para com a instituição CRP e para com a sociedade.

Divulgar as infrações mais comuns e os procedimentos de orientação e fiscalização - por meio do site, jornais eletrônicos, e palestras em universidades.

Levantar os problemas e dúvidas encontrados no exercício profissional - por meio de link específico no site e de item no termo de visita.

Realizar estes eventos nas instituições de ensino formadoras de psicólogos(as) no Estado de Mato Grosso com os docentes e discentes, promovendo as discussões sobre ética e o exercício profissional.

Acompanhar as publicações dos Editais de Concurso Público – Articular estratégias para impugná-los no caso de irregularidades.

Promover campanhas junto a sociedade para orientar/divulgar sobre as diversas áreas/práticas da Psicologia, tratando da valorização, sensibilização e desmistificação acerca do fazer da (o) psicóloga (ao), diferenciando-a de outras áreas/atuações como PIC's,  práticas terapêuticas alternativas e complementares , sempre respeitando e promovendo os direitos humanos.

Divulgar estatísticas sobre os processos éticos e denúncias recebidas no Sistema Conselho.

Ampliar a orientação e fiscalização das (os) profissionais quanto a atuação na PNPIC – Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, destacando os limites e práticas eticamente pautadas no Código de Ética do(a) Psicólogo(a) e Resoluções do CFP.

Organizar material orientativo acerca dos meios de publicidade dos serviços e práticas psicológicas.

Relizar em conjunto com a COE seminário sobre ética do(a) profissional psicólogo(a).