Comissão de Psicologia na Assistência Social

Coordenação

Juliana Costa Serra

Membros

Juliana Ferreira Do Nascimento
Karine dos Santos Araujo

Objetivo

A comissão visa acompanhar a inserção da Psicologia no Sistema Único de Assistência Social - SUAS, contribuindo para o aprimoramento técnico da categoria com o foco na atuação socioassistencial e para o fortalecimento e manutenção do SUAS como política pública.

Ações da Comissão:

Criação coletiva de grupos de trabalhos temáticos internos, com a participação de psicólogas (os) inseridas (os) no SUAS. A priori com as seguintes sugestões de eixos: proteção social básica, proteção social especial de média complexidade, proteção social especial de alta complexidade, controle social e povos indígenas e povos tradicionais.

Contribuir para pesquisa e produção de material técnico-científico para subsidiar em contexto socioassistencial, levando em consideração a demanda da regional 18;

Propiciar espaços de diálogo e formação abertos a profissionais e estudantes de graduação com o foco na atuação socioassistencial;

Elaborar ferramentas para aproximar os profissionais dessa área de atuação bem como intensificar seu diálogo;

Participar efetivamente do evento diálogos do interior e de congressos e simpósios que evolva a temática do SUAS;

Articular representação dos profissionais do SUAS nas instâncias de controle social com a Temática do SUAS;

Que o Sistema Conselhos  amplie o debate sobre as temáticas: questões de classe, etnia, raça, gênero, orientação sexual, entre outros aspectos que estão relacionados com a violação de direitos, auxiliando na orientação do exercício profissional pautado na emancipação psicossocial das populações vulnerabilizadas.

Garantir, ampliar e divulgar os espaços de diálogo com a categoria, objetivando o fortalecimento da identidade profissional do SUAS.

Como é o funcionamento desta comissão?

O local de encontro é pré definido: atualmente os encontros estão sendo feito via videoconferência através do aplicativo ou site do google meet. 

É estabelecido um dia fixo para as reuniões, sendo sempre na quinta-feira, na 2ª semana do mês.

O horário também é pré estabelecido: 19h de Cuiabá.

Datas 2024: 07/03, 04/04, 02/05, 06/06, 04/07, 01/08, 05/09, 03/10, 07/11, 05/12

Para participar, envie um e-mail para assessoria@crpmt.org.br