Recém Formada (o)

Atenção. Devido à Pândemia e à suspensão dos atendimentos presenciais, o CRP-18 informa:

A documentação referente aos processos de abertura de novas inscrições profissionais de pessoa física e jurídica, reativação e inscrição secundária e cancelamento de registro PF e PJ podem ser encaminhados inicialmente em arquivos digitalizados (PDF) ao e-mail: contato@crpmt.org.br. Os prazos de atendimento às solicitações permanecem sem alteração.

Os documentos devem ser escaneados e NÃO podem ser encaminhados como fotos. O formulário e a declaração de veracidade devem ser preenchidos e assinados. 

Para o envio da documentação via e-mail os documentos NÃO precisam ser autenticados e a foto 3x3 NÃO precisa ser enviada.

Os documentos enviados via e-mail inicialmente devem ser encaminhados via correios ao CRP ou entregue na Sede, assim que o atendimento presencial retornar. Para tal envio ou entrega devem estar devidamente autenticados e acompanhados das fotos, para que seja feita a confeccção da Carteira de Identidade Profissional. 

Documentos necessários para o registro profissional

1) Formulário preenchido eletronicamente e ASSINADO - Clique AQUI para baixar o formulário.

2) Declaração de Veracidade de Documentos, preenchida com a relação de documentos enviados e assinada. Clique aqui para baixar 

3) Diploma ou Certidão de Colação de Grau (cópia autenticada)

4) Cédula de identidade RG (cópia autenticada)

5) Histórico Escolar da Graduação (cópia simples)

6) Ata de Colação de Grau - CRP solicitará à Instituição de Ensino

7) Comprovante de Situação Cadastral do CPF - disponível em: CERTIDÃO CPF

8) Certidão da Justiça Eleitoral - disponível em: CERTIDÃO ELEITORAL

9) Duas fotos em formato 3x3. Não serão aceitas fotos 3x4. Fotos iguais e recentes para documento, coloridas, de frente, em fundo branco e sem retoques.

10) Comprovante de endereço recente, preciso ser válido para recebimento de correspondência via correios, (fatura de telefone, Cartão, banco ou outro documento entregue pelos correios que comprove residência). O comprovante pode estar em seu nome, pai, mãe ou cônjuge (nesse último caso deve ser apresentada a Certidão de Casamento). (Cópia simples). Caso não possua comprovante de endereço em seu nome, do(a) cônjuge, pai ou mãe o requerente deverá enviar juntamente com o comprovante de endereço que possui a declaração de residência devidamente preenchida e assinada. Clique aqui para baixar a declaração de residência.

11) Certidão de quitação militar/reservistas (para requerentes do sexo masculino). (cópia simples)

Os documentos podem ser encaminhados via Correios sendo as cópias autenticadas.

Após o recebimento da documentação os boletos serão enviados em até 7 dias úteis. 

Após a compensação do pagamento dos boletos será gerado o número do registro profissional em até 7 dias úteis e informado via e-mail. 

NOME SOCIAL

Profissionais da Psicologia travestis e transexuais tem direito à inclusão do Nome Social na Carteira de Identidade Profissional, conforme RESOLUÇÃO Nº 10, DE 27 DE MARÇO DE 2018.

Neste caso o(a) Psicólogo(a) deve enviar juntamente com a documentação acima, declaração solicitando, por escrito, ao Conselho Regional de Psicologia 18ª Região MT, à inclusão do pronome que corresponda à forma pela qual se autodetermine. 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

CARTEIRA DE IDENTIDADE PROFISSIONAL

A Cédula de Identidade Profissional (CIP) será entregue em Reunião para as (os) profissionais que residem em Cuiabá e Várzea Grande, sendo que data, horário e local serão informados via e-mail em até 30 dias após a Sessão Plenária. É imprescindível a presença na Reunião para a retirada da CIP provisória/definitiva.

Para os profissionais residentes no interior do Estado, a CIP provisória ou definitiva será enviada via Correios com AR juntamente com uma carta de orientações do CRP-18.

Ao apresentar a certidão de colação de grau será emitida a Carteira de Identidade Profissional Provisória (CIP) com validade de dois anos. Neste prazo deverá ser feita a troca da carteira provisória pela definitiva.

Ao apresentar o diploma de Formação de Psicólogo, será emitida a Carteira de Identidade Profissional Permanente, neste caso, não será necessário troca.

TAXA E ANUIDADE

Após o recebimento da documentação e conferência dos documentos será enviado via e-mail os boletos da taxa de inscrição (R$ 113,84) e da anuidade proporcional à data de solicitação.

NÚMERO DE REGISTRO 

O número de registro profissional estará disponível em até cinco dias úteis após a identificação de pagamento dos boletos e será informado via e-mail.