Comissão de Psicologia na Saúde

Coordenação

Keli Virginia Ebert

Membros

Ana Paula Ramos Carnahiba
Eduardo Cristian Wagner
Luciana Auxiliadora Fontes Kalix
Maria Aparecida de Amorim Fernandes

Objetivo

A Comissão de Saúde visa acompanhar a atuação e produção científica da Psicologia, considerando a transversalização do cuidado em saúde em seus múltiplos níveis de atenção.

Ações da Comissão:

Promover a elaboração de referências para o exercício profissional nas diversas áreas de saúde;

Apoiar as ações em defesa da Luta Antimanicomial, da política de saúde mental e política de Redução de Danos;

Estabelecer a interlocução com os Movimentos Sociais em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Seguridade Social;

Fomentar espaços de discussão e construção de políticas sobre atuação profissional em saúde considerando os múltiplos níveis de atenção, por meio de eventos técnico-científico;

Proporcionar orientação por meio de oficina, contemplando as questões burocráticas de consultório e a elaboração de documentos clínicos.

Estabelecer interlocução com o legislativo para viabilizar a inserção de psicólogos(as) na atenção básica;

Adensar as ações no diz respeito a atuação do profissional que atua no contexto da saúde suplementar, bem como construir subsídios para nortear os profissionais que atuam em seguradoras de saúde;

Articular com órgãos responsáveis (SUS, SUAS, Educação, Conselhos de Direitos) o fomento da RAPS em municípios de pequeno porte de modo que atenda as demandas da saúde mental da criança e adolescente.

Garantir que o Sistema Conselhos estabeleça diálogo/interlocuçãoos psicólogos(as) que trabalham com a saúde mental indígena.

Que o Sistema Conselho fortaleça a defesa da implantação e manutenção da Rede de Atenção Psicossocial, seguindo as diretrizes da luta antimanicomial e da reforma psiquiátrica considerando a lei 10.216/2001.

Que o Sistema Conselho, em parceria com as entidades do FENPB e demais entidades de saúde mental, reafirme os princípios da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, junto ao Ministério da Saúde defendendo um modelo de tratamento organizado por uma política pública de saúde mental que se oriente pelas premissas dos direitos humanos; pautado na lei 10.216/2001.

Promover campanhas junto a sociedade para orientar/divulgar sobre as diversas áreas/práticas da Psicologia, tratando da valorização, sensibilização e desmistificação acerca do fazer da (o) psicóloga (ao), diferenciando-a de outras áreas/atuações como PIC's,  práticas terapêuticas alternativas e complementares, sempre respeitando e promovendo os direitos humanos.

Como é o funcionamento desta comissão?

O local de encontro é pré definido: atualmente os encontros estão sendo realizados via videoconferência através do aplicativo ou site do google meet. 

É estabelecido um dia fixo para as reuniões, sendo sempre na segunda-feira, na 1ª semana do mês.

O horário também é pré estabelecido: 17h00 de Cuiabá.

Datas 2024:

04/03, 01/04, 06/05, 03/06, 01/07, 05/08, 02/09, 07/10,04/11, 02/12

Para participar, envie um e-mail para assessoria@crpmt.org.br até 12h00 do dia da reunião (datas acima)

A reunião da Comissão de Saúde é realizada em conjunto com a da Comissão de Psicologia Hospitalar