Comissão de Psicologia na Saúde
Coordenação
Keli Virginia EbertMembros
Ana Paula Ramos CarnahibaEduardo Cristian Wagner
Luciana Auxiliadora Fontes Kalix
Maria Aparecida de Amorim Fernandes
Objetivo
A Comissão de Saúde visa acompanhar a atuação e produção científica da Psicologia, considerando a transversalização do cuidado em saúde em seus múltiplos níveis de atenção.
Ações da Comissão:
Promover a elaboração de referências para o exercício profissional nas diversas áreas de saúde;
Apoiar as ações em defesa da Luta Antimanicomial, da política de saúde mental e política de Redução de Danos;
Estabelecer a interlocução com os Movimentos Sociais em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Seguridade Social;
Fomentar espaços de discussão e construção de políticas sobre atuação profissional em saúde considerando os múltiplos níveis de atenção, por meio de eventos técnico-científico;
Proporcionar orientação por meio de oficina, contemplando as questões burocráticas de consultório e a elaboração de documentos clínicos.
Estabelecer interlocução com o legislativo para viabilizar a inserção de psicólogos(as) na atenção básica;
Adensar as ações no diz respeito a atuação do profissional que atua no contexto da saúde suplementar, bem como construir subsídios para nortear os profissionais que atuam em seguradoras de saúde;
Articular com órgãos responsáveis (SUS, SUAS, Educação, Conselhos de Direitos) o fomento da RAPS em municípios de pequeno porte de modo que atenda as demandas da saúde mental da criança e adolescente.
Garantir que o Sistema Conselhos estabeleça diálogo/interlocuçãoos psicólogos(as) que trabalham com a saúde mental indígena.
Que o Sistema Conselho fortaleça a defesa da implantação e manutenção da Rede de Atenção Psicossocial, seguindo as diretrizes da luta antimanicomial e da reforma psiquiátrica considerando a lei 10.216/2001.
Que o Sistema Conselho, em parceria com as entidades do FENPB e demais entidades de saúde mental, reafirme os princípios da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, junto ao Ministério da Saúde defendendo um modelo de tratamento organizado por uma política pública de saúde mental que se oriente pelas premissas dos direitos humanos; pautado na lei 10.216/2001.
Promover campanhas junto a sociedade para orientar/divulgar sobre as diversas áreas/práticas da Psicologia, tratando da valorização, sensibilização e desmistificação acerca do fazer da (o) psicóloga (ao), diferenciando-a de outras áreas/atuações como PIC's, práticas terapêuticas alternativas e complementares, sempre respeitando e promovendo os direitos humanos.
As datas das reuniões das comissões temáticas de 2025 estão em definição. Em breve esse campo será atualizado com as informações pertinentes (data, horário, formato)
Sobre o O Grupo de WhatsApp “Boletim CRP18-MT” :
Este grupo foi criado para a disseminação de informações relevantes e atualizações importantes do CRP18-MT. Somente os administradores estão autorizados a enviar mensagens. Este é um grupo institucional utilizado como canal de comunicação da autarquia para com os profissionais e estudantes de psicologia, e que por ser institucional, faz-se necessária a instituição de regras de conduta dos membros do grupo. Caso tenha interesse em participar, segue o link: https://chat.whatsapp.com/G22Pc6MehciKm1bgJ8DKcP