Comissão de Psicologia na Saúde

Coordenação

Keli Virginia Ebert

Membros

Ana Paula Ramos Carnahiba
Eduardo Cristian Wagner
Luciana Auxiliadora Fontes Kalix
Maria Aparecida de Amorim Fernandes
Pedro Ribeiro Simões Mathias

Objetivo

A Comissão de Saúde visa acompanhar a atuação e produção científica da Psicologia, considerando a transversalização do cuidado em saúde em seus múltiplos níveis de atenção.

Ações da Comissão:

Promover a elaboração de referências para o exercício profissional nas diversas áreas de saúde;

Apoiar as ações em defesa da Luta Antimanicomial, da política de saúde mental e política de Redução de Danos;

Estabelecer a interlocução com os Movimentos Sociais em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Seguridade Social;

Fomentar espaços de discussão e construção de políticas sobre atuação profissional em saúde considerando os múltiplos níveis de atenção, por meio de eventos técnico-científico;

Proporcionar orientação por meio de oficina, contemplando as questões burocráticas de consultório e a elaboração de documentos clínicos.

Estabelecer interlocução com o legislativo para viabilizar a inserção de psicólogos(as) na atenção básica;

Adensar as ações no diz respeito a atuação do profissional que atua no contexto da saúde suplementar, bem como construir subsídios para nortear os profissionais que atuam em seguradoras de saúde;

Articular com órgãos responsáveis (SUS, SUAS, Educação, Conselhos de Direitos) o fomento da RAPS em municípios de pequeno porte de modo que atenda as demandas da saúde mental da criança e adolescente.

Garantir que o Sistema Conselhos estabeleça diálogo/interlocuçãoos psicólogos(as) que trabalham com a saúde mental indígena.

Que o Sistema Conselho fortaleça a defesa da implantação e manutenção da Rede de Atenção Psicossocial, seguindo as diretrizes da luta antimanicomial e da reforma psiquiátrica considerando a lei 10.216/2001.

Que o Sistema Conselho, em parceria com as entidades do FENPB e demais entidades de saúde mental, reafirme os princípios da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, junto ao Ministério da Saúde defendendo um modelo de tratamento organizado por uma política pública de saúde mental que se oriente pelas premissas dos direitos humanos; pautado na lei 10.216/2001.

Promover campanhas junto a sociedade para orientar/divulgar sobre as diversas áreas/práticas da Psicologia, tratando da valorização, sensibilização e desmistificação acerca do fazer da (o) psicóloga (ao), diferenciando-a de outras áreas/atuações como PIC's,  práticas terapêuticas alternativas e complementares, sempre respeitando e promovendo os direitos humanos.

As datas das reuniões das comissões temáticas de 2025 estão em definição. Em breve esse campo será atualizado com as informações pertinentes (data, horário, formato)

Sobre o O Grupo de WhatsApp “Boletim CRP18-MT” :

Este grupo foi criado para a disseminação de informações relevantes e atualizações importantes do CRP18-MT. Somente os administradores estão autorizados a enviar mensagens. Este é um grupo institucional utilizado como canal de comunicação da autarquia para com os profissionais e estudantes de psicologia, e que por ser institucional, faz-se necessária a instituição de regras de conduta dos membros do grupo. Caso tenha interesse em participar, segue o link: https://chat.whatsapp.com/G22Pc6MehciKm1bgJ8DKcP