Apresentação

CRP MT

Até 1996, as (os) psicólogas (os) que trabalhavam nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul pertenciam ao Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região, cuja sede era em São Paulo-SP. Em 30 de maio daquele ano, por meio da Resolução CFP 004/96, criou-se o Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região. Deste modo, as (os) psicólogas (os) dos Estados mato-grossenses passaram a se reportar ao CRP14, cuja sede foi instalada em Campo Grande-MS e a uma seção do CRP14, que foi instalada em Cuiabá-MT.

O ano de 2010 marca uma nova etapa do desenvolvimento da categoria profissional das (dos) psicólogas (os) na região. Em função do crescimento da base de profissionais inscritos nos dois Estados, mais uma vez ocorreu o processo de criação de um novo Conselho no país, o Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região MT, que passou a ser referência para os profissionais de Mato Grosso. Sua criação foi autorizada pela Resolução do CFP n.º 02/2010.

No dia 27 de agosto de 2010 foi eleito o primeiro plenário para gerir o CRP-18, cuja chapa eleita “Cuidar do 18”, além da representantes de psicólogas (os) da capital,  contou com a participação de profissionais de Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Cáceres e São José dos Quatro Marcos. O objetivo desta composição foi o de desencadear uma série de ações de interiorização do CRP18 de modo que atendesse de maneira mais adequada as (os) psicólogas (os) que estavam em municípios distantes da capital.

No dia 27 de setembro de 2013 tomou posse o segundo plenário com a chapa“Novos Tempos do Cuidar”, para gerir o CRP-18,  uma vez mais, foi composta por representantes de psicólogas(os) da capital, de diversos municípios do interior, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e São Félix do Araguaia. A segunda gestão foi eleita com o compromisso de avançar as ações de interiorização, posto que crescera rapidamente a atuação das (os) psicólogas (os) em todos os municípios,  especialmente junto às políticas públicas.

O CRP18, assim como a Psicologia no Estado de Mato Grosso, tem uma história relativamente curta e guarda estreita relação com o desenvolvimento da região, que é pujante. Portanto, construir uma atuação profissional metodológica e tecnicamente justificada pela ciência psicológica e posicionada política e eticamente em favor dos direitos humanos é um imperativo para  qual o CRP18 está sempre atento e orientado e promovendo suas ações de orientação, fiscalização e projetos neste sentido.

Por isso, o CRP18 não é apenas o estabelecimento físico ou o grupo de representantes das psicólogas (os), que voluntariamente, em cada momento, faz a gestão, mas é o coletivo composto por todas (os) as (os) psicólogas (os) do Mato Grosso. Deste modo, precisamos da contribuição de todos os profissionais para a fomentação de propostas e ações que visem valorizar a presença do psicóloga na sociedade.

Somente a nossa organização poderá nos garantir a busca da qualidade profissional, condições dignas de trabalho, o exercício ético e a empregabilidade sem precarização.