Comissão de Orientação e Ética - COE

Coordenação

Keli Virginia Ebert

Membros

Ana Carolina Silva Oliveira
Juliana Ferreira Do Nascimento
Kamila Cristina Da Costa
Karine Dos Santos Araujo
Lucy Maria de Oliveira Farah
Nayara De Lamônica Aleixes
Olga Adoracion Leiva Cabelho
Ticianna Marcondes Alves Franco

Objetivo

A Comissão de Orientação e Ética do CRP 18 é um órgão regular do Sistema Conselhos de Psicologia, que tem como principal objetivo averiguar as denúncias apresentadas neste Conselho, de forma clara e objetiva, de acordo com o que preconizam os Códigos de Ética e de Processamento Disciplinar e toda legislação que regulamenta a profissão do psicólogo(a) no Sistema Conselho de Psicologia. A COE É também órgão consultivo e orientador aos órgãos internos e aos profissionais psicólogos(as) e a comunidade em geral e como tal representa a concretização do compromisso com a ética de todos os inscritos e a lisura no trabalho realizado por cada psicólogo(a).

 

Ações da Comissão:

Cumprir os prazos pertinentes às diligências e fechamentos das representações e processos éticos em trâmite no CRP 18;

Divulgar o Código de Ética e a legislação pertinente para o exercício da profissão para os psicólogos(as), os acadêmicos de Psicologia e a comunidade em geral;

Desenvolver ações conjuntas com as demais comissões e grupos de trabalho;

Articular o intercâmbio com as instituições de ensino para apresentação de seminários, palestras e promoção de discussões sobre a questão ética, no que diz respeito às questões evocadas nos processos éticos disciplinares e questões contemporâneas que envolvem a ética e os direitos humanos.

Analisar as situações da prática profissional do psicólogo(a) que geram processos éticos para adotar medidas preventivas e orientadoras.

Desenvolver os trabalhos da Comissão em consonância com o Código de Processamento Disciplinar;

Desenvolver palestras e seminários sobre o Código de Ética.

Participar de congressos, seminários, cursos e intercâmbios com Instituições de Ensino Superior, outras comissões do CRP 18 e outros conselhos.

Discutir a ética na prática profissional nos polos de maior número de profissionais, dando continuidade ao projeto “Diálogos com Interior”.

Produzir medidas preventivas e orientadoras através de reflexões e artigos publicados no site e jornal do CRP 18.

Divulgar estatísticas sobre os processos éticos e denúncias recebidas no Sistema Conselho.

A Comissão de Ética do CRP 18 região informa aos interessados que qualquer informação que trate a respeito de Representações e Processos Éticos Disciplinares que tramitem no CRP, juntada de documentos, retirada de cópias, poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira, no período das 8:00 as 13:00 hs, em sua sede, informações pelo telefone 6536277188 com a estagiária da COE ou pelo email: coe@crpmt.org.br.