Documentos Necessários

Formulário devidamente preenchido e assinado Clique aqui para baixar o formulário.

Apresentar o Certificado de Conclusão do Curso de Especialização, Ata de Defesa e Histórico da Pós-Graduação. (cópias autenticadas).

2 (duas) fotos em formato 3x3. Não serão aceitas fotos 3x4. 

Fotos iguais e recentes para documento, coloridas, de frente, em fundo branco e sem retoques.

Comprovante de endereço (Água, Luz ou Telefone), em seu nome ou em nome do pai, mãe ou cônjuge (nesse último caso deve ser apresentada a Certidão de Casamento). 

Caso o profissional encaminhe estes documentos via Correios, será necessário enviar cópias autenticadas. 

Carteira provisória/definitiva para a troca, ou apresentar o Boletim de Ocorrência Policial (BO), nos casos de furto, roubo ou extravio.

Caso tenha alterado qualquer dado no RG ou alterado o estado civil deverá apresentar tal documento original e cópia

Após o recebimento e conferência dos documentos será enviado via e-mail o boleto no valor de R$ 135,56 referente à emissão da Carteira de Identidade Profissional com a Inclusão do Título de Especialista.

O prazo para a entrega da Carteira de Identidade Profissional - CIP é de até 30 dias após a Sessão Plenária. 

Obs.: Os documentos recebidos até 1 semana antes da Plenária, seguem para homologação na Plenária do mês. Documentos recebidos posteriormente serão direcionados à Reunião Plenária do mês seguinte para homologação.

O Título Profissional de Especialista em Psicologia, embora não constitua condição obrigatória para exercício profissional, atesta o reconhecimento da atuação da psicóloga ou do psicólogo à determinada área da especialidade, qualificando a formação do profissional.

O assunto e suas especificidades são regulamentados pela Resolução CFP nº 013/2007.

As especialidades concedidas atualmente são as seguintes:

Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social, Neuropsicologia e Psicologia em Saúde.

A Resolução CFP 13/07 institui a Consolidação das Resoluções relativas ao Título Profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro.