Comissão de Orientação e Ética - COE

Coordenação

Kamila Cristina da Costa - CRP 18/02082

Membros

Karine dos Santos Araujo - Crp 18/05058
Keli Virgínia Ebert - CRP 18/01110
Juliana Ferreira do Nascimento - CRP 18/03547
Olga Adoracion Leiva Cabelho de Santana CRP 18/0840
Andressa Cristina Silva Aguiar Senra - CRP 18/04302
Ticianna Marcondes Alves Franco - CRP 18/01120

Objetivo

A Comissão de Orientação e Ética do CRP 18 é um órgão regular do Sistema Conselhos de Psicologia, que tem como principal objetivo averiguar as denúncias apresentadas neste Conselho, de forma clara e objetiva, de acordo com o que preconizam os Códigos de Ética e de Processamento Disciplinar e toda legislação que regulamenta a profissão do psicólogo(a) no Sistema Conselho de Psicologia. A COE É também órgão consultivo e orientador aos órgãos internos e aos profissionais psicólogos(as) e a comunidade em geral e como tal representa a concretização do compromisso com a ética de todos os inscritos e a lisura no trabalho realizado por cada psicólogo(a).

 

Ações da Comissão:

Cumprir os prazos pertinentes às diligências e fechamentos das representações e processos éticos em trâmite no CRP 18;

Divulgar o Código de Ética e a legislação pertinente para o exercício da profissão para os psicólogos(as), os acadêmicos de Psicologia e a comunidade em geral;

Desenvolver ações conjuntas com as demais comissões e grupos de trabalho;

Articular o intercâmbio com as instituições de ensino para apresentação de seminários, palestras e promoção de discussões sobre a questão ética, no que diz respeito às questões evocadas nos processos éticos disciplinares e questões contemporâneas que envolvem a ética e os direitos humanos.

Analisar as situações da prática profissional do psicólogo(a) que geram processos éticos para adotar medidas preventivas e orientadoras.

Desenvolver os trabalhos da Comissão em consonância com o Código de Processamento Disciplinar;

Desenvolver palestras e seminários sobre o Código de Ética.

Participar de congressos, seminários, cursos e intercâmbios com Instituições de Ensino Superior, outras comissões do CRP 18 e outros conselhos.

Discutir a ética na prática profissional nos polos de maior número de profissionais, dando continuidade ao projeto “Diálogos com Interior”.

Produzir medidas preventivas e orientadoras através de reflexões e artigos publicados no site e jornal do CRP 18.

Divulgar estatísticas sobre os processos éticos e denúncias recebidas no Sistema Conselho.

A Comissão de Ética do CRP 18 região informa aos interessados que qualquer informação que trate a respeito de Representações e Processos Éticos Disciplinares que tramitem no CRP, juntada de documentos, retirada de cópias poderão ser realizadas de segunda a sexta feira no período das 08;00 às 16h00 na sede do CRP, e informações pelo telefone (manter número do telefone q consta.) Ou com a assessoria técnica da COE no e-mail coe@crpmt.org.br