Etapa regional da I Mostra de Práticas Profissionais da RAPS celebra práticas que fortalecem o cuidado em liberdade em Mato Grosso

Etapa regional da I Mostra de Práticas Profissionais da RAPS celebra práticas que fortalecem o cuidado em liberdade em Mato Grosso

CRPMT 18

 

O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP18-MT) realizou, em 13 de junho de 2025, a cerimônia de premiação da etapa regional da I Mostra de Práticas Profissionais na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). 

A premiação reconheceu experiências significativas de atuação na RAPS mato-grossense, destacando o compromisso ético, político e técnico da Psicologia com os direitos humanos e com a Reforma Psiquiátrica. Ao todo, dois relatos de experiência foram selecionados como vencedores e representararão Mato Grosso na etapa nacional que está prevista para 4 de julho, e o evento de premiação final ocorrerá no 23º Encontro Nacional da ABRAPSO, em Manaus, no dia 5 de setembro de 2025.

2º lugar: arte e superação em Santa Rita do Trivelato

O segundo lugar foi concedido ao relato “Arte e cuidado em liberdade: a história de superação de Florença”, apresentado pela psicóloga Cinaria Oliveira da Silva Fonseca, que atua no município de Santa Rita do Trivelato. Com uma trajetória marcada pela dedicação à saúde pública, Cinaria atua desde 2021 na Secretaria Municipal de Saúde, tendo também experiência no CRAS, na coordenação da campanha municipal de combate ao tabagismo e no atendimento clínico à população. O relato premiado traz à tona uma vivência sensível de cuidado, protagonismo e superação, e evidencia o papel da arte como ferramenta terapêutica no acompanhamento psicossocial.

1º lugar: a Psicologia hospitalar como prática ética e protocolar

O primeiro lugar foi concedido ao relato “O papel da responsabilidade técnica na implementação de protocolos de atendimentos psicológicos hospitalares”, de autoria das psicólogas Alexsandra Maria Calheiros de Almeida Rêgo e Maria Marta Lino de Oliveira Silva. Com uma sólida atuação no Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes, as autoras relataram uma experiência de organização e padronização dos atendimentos psicológicos hospitalares por meio da responsabilidade técnica. A iniciativa articula aspectos clínicos, éticos e de gestão pública, contribuindo para a qualificação da atenção psicossocial em contexto hospitalar. Por ter conquistado o primeiro lugar, o relato representou Mato Grosso na etapa nacional da Mostra e será publicado nos Anais oficiais da iniciativa.

A psicóloga Alexsandra Calheiros é servidora efetiva da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, especialista em Psicologia do Trânsito, Saúde Pública e Violência e Saúde, com 13 anos de atuação hospitalar. Já Maria Marta Lino é mestre em Linguística, especialista em Psicologia Hospitalar e Escolar, e possui 23 anos de experiência em saúde pública. Ambas são responsáveis técnicas no Hospital Regional e atuam em áreas como humanização, emergência psicológica e saúde do trabalhador.

Reconhecimento público e defesa do cuidado em liberdade

A cerimônia de premiação foi conduzida pela presidenta do CRP18-MT, Keli Virginia Ebert, e pelo coordenador do CREPOP-MT,  conselheiro Amailson Sandro de Barros, que destacaram a relevância da Mostra como espaço de resistência, valorização profissional e afirmação da Psicologia como ciência e profissão comprometida com o cuidado em liberdade.

“Essa Mostra é um movimento nacional, e os trabalhos vencedores mostram o quanto a Psicologia pode e deve se reinventar, mantendo-se firme na defesa da Reforma Psiquiátrica e de uma prática antimanicomial”, afirmou o conselheiro Amailson.

A noite foi marcada por emoção, reconhecimento e engajamento, com destaque para a entrega simbólica dos certificados e para a exibição de vídeos produzidos pelas autoras premiadas, que detalham os resultados das práticas desenvolvidas. O evento também contou com o apoio técnico e organizativo da equipe do CREPOP/CRP18-MT, em especial da pesquisadora Jackeline Jardim Mendonça, responsável pela mobilização das inscrições e pelo suporte metodológico ao processo de avaliação.

O CRP18-MT parabeniza as profissionais premiadas e reafirma seu compromisso com a valorização das experiências desenvolvidas nos territórios, com a escuta das usuárias e usuários da RAPS e com a construção de políticas públicas de saúde mental pautadas na liberdade, na dignidade e na participação social.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

CONFIRA AS NOVAS DATAS E PARTICIPE: 1ª MOSTRA REGIONAL DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS DA PSICOLOGIA

CRP18-MT ANUNCIA INSCRIÇÕES PARA A ETAPA ESTADUAL DA I MOSTRA NACIONAL DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS