Votação do PL 3688/00 é adiada para o dia 22

Votação do PL 3688/00 é adiada para o dia 22

A apreciação do Projeto de Lei (PL) 3688/2000 foi adiada mais uma vez. O motivo foi a sessão extraordinária marcada para a última quarta-feira (15/5) para votar a MP dos Portos, enviada pelo governo com o objetivo de atrair mais investimentos privados para o setor portuário. O PL voltará para a pauta da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados (CE-CD) na próxima quarta-feira (22).

Na semana passada o projeto teve pedido de vistas feito pelo deputado Alex Canziani (PTB/PR). O parlamentar se disse favorável a proposta, mas pediu um prazo para analisar melhor o dispositivo.

 

O PL prevê que psicólogos e assistentes sociais atuem nas escolas como profissionais parceiros dos gestores, professores, outros trabalhadores e membros da comunidade escolar, trabalhando na implantação de projetos pedagógicos, pela melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e na mediação das relações sociais e institucionais.

 

Mobilização 

 

Por isso, psicólogas (os) de todo o País devem continuar mobilizados para que os deputados acolham a versão do Senado. Caso aprovado, o projeto será apreciado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Assim que passar por todas as Comissões e pelo Plenário, a matéria irá para a sanção da presidenta Dilma Rousseff.

 

Saiba mais:

 

Em abril, a relatora do projeto na Comissão de Educação e Cultura (CEC), a deputada Keiko Ota (PSB-SP), concedeu parecer favorável ao texto do Projeto de Lei (PL) 3688/00, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de Educação Básica.

 

Leia o parecer da deputada Keiko Ota:

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1078029&filename=Tramitacao-PL+3688/2000

 

O Projeto foi apresentado no ano 2000 pelo deputado José Carlos Elias (PTB/ES), na Câmara dos Deputados. Tramitou na Casa até 2007, quando foi aprovado e encaminhado ao Senado Federal. Naquele ano, a matéria recebeu o texto substitutivo elaborado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e entidades parceiras. 

Fonte: Conselho Federal de Psicologia