VIII CNP vem ai

O Congresso Nacional da Psicologia (CNP), que acontece de três em três anos, se prepara agora para sua 8ª edição, de 30 de maio a 2 de junho de 2013, em Brasília (DF). É durante o CNP que são definidas as diretrizes de atuação e as políticas prioritárias para o Sistema Conselhos de Psicologia – formado pelo Conselho Federal e Conselhos Regionais.
O Congresso possibilita a participação direta e democrática da categoria na construção da Psicologia. “Embora o CNP seja um evento destinado aos delegados eleitos nos regionais, a fase de eventos preparatórios é toda aberta aos psicólogas e psicólogos de todo o país, para que possam exercer o direito de levar sua opinião para o fazer da profissão nos próximos anos”, explica o presidente do CFP, Humberto Verona.
O VIII CNP vai trazer diversas inovações que tornam o processo de construção do projeto de ação da Psicologia ainda mais democrático e participativo. O envolvimento da categoria pode ocorrer desde os eventos preparatórios, que acontecem de junho de 2012 até fevereiro de 2013. Uma das novidades para o próximo CNP são as atividades livres, que podem ser organizadas por grupos de psicólogas e psicólogos que poderão reunir colegas de seu campo de atuação e debater propostas da área para serem remetidas e referendadas nos Congressos Regionais da Psicologia (Coreps).
Outra inovação é a divisão das propostas em regional e nacional, assim, os profissionais da área poderão construir propostas que serão aplicadas na sua região, com foco mais específico. “O Congresso Regional passa a ser deliberativo. Vamos fazer dois congressos em um, é um grande avanço, teremos dois congressos com poder deliberativo para indicar propostas regionais e nacionais”, explica o conselheiro do CFP, Aluízio Brito, membro da Comissão Nacional Organizadora (Comorg).
Com o novo regulamento, cada Pré-Congresso e Congresso Regional deve aprovar 10 propostas por eixo, totalizando o máximo de 30 propostas nacionais por CRP. A limitação tem como objetivo garantir uma discussão mais aprofundada e qualificada.
A sistematização das propostas também será diferente no VIII CNP. Mais transparência e rapidez serão trazidas com o novo sistema, que será o mesmo utilizado nas conferências realizadas pelo governo federal.
“É fundamental a participação da categoria no CNP, pois é nesse momento que construímos as diretrizes para o futuro da profissão. O congresso traz contribuição de todas as regiões, que precisam se organizar, conhecer quais as demandas locais da categoria para o próximo triênio, para que possa ser formulada a plataforma da gestão”, ressalta a presidente do CRP-SP, Carla Biancha Angelucci, que coordenou a mesa diretora do VII CNP.
Humberto Verona destaca que a etapa nacional do VIII CNP terá transmissão online, permitindo que toda a categoria possa acompanhar as discussões e votações dos delegados que representam todas as regiões brasileiras. “É uma forma de funcionamento que favorece a participação e influencia direta da categoria no Sistema Conselhos”, analisa.
Confira site do VIII CNP
O site do VIII Congresso Nacional da Psicologia (CNP) já está no ar e traz as principais informações para a categoria ficar por dentro das etapas preparatórias, acessar o regulamento, os textos geradores que subsidiam os debates, as datas de cada fase, além de tirar dúvidas sobre o Congresso.
Uma novidade do site desta 8ª edição é um espaço interativo, chamado “conte sua experiência” onde as psicólogas e os psicólogos podem relatar como foi participar de cada fase do CNP, compartilhar debates e fazer contato com os colegas da área.
Por meio do site também será possível entrar em contato com a Comissão Organizadora Nacional (Comorg), nomeada pela Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) e responsável por acompanhar a preparação e realização de todas as etapas do VIII CNP.
Participe e ajude construir o futuro da profissão!
 
Fonte: Site do CNP