Vice-presidente do CRP diz que é preciso combater castigos a pacientes

O vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18/MT), Luiz Guilherme Araújo Gomes, participou hoje (16) de manhã da abertura da II Semana de Mobilização em Defesa da Saúde Mental em Mato Grosso, no auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento é organizado pelo CRP 18/MT, entidades que atuam na luta antimanicomial, Centros Acadêmicos (CAs) de Psicologia da UFMT, UNIC, UNIVAG e FAUC e trabalhadores da Saúde Mental.
O objetivo do evento, que termina no dia 20 de maio, é discutir o tratamento da saúde mental sem a exclusão da sociedade. Estão previstas a apresentação de documentários, palestras, oficinas e outras atividades em Cuiabá e Várzea Grande. No dia 18, às 15h, quando é celebrado o Dia de Luta Antimanicomial, haverá passeata no centro da Capital. A concentração será na Praça da República.
O vice-presidente do CRP 18/MT contou um pouco da história do tratamento da saúde mental e afirmou que ações nesse sentido devem ser pautadas pelos direitos humanos. “É preciso combater a tortura e o castigo no tratamento. Quem sofre de transtornos mentais precisa ser reconhecido como ser humano e tratado dessa forma”, declarou.
Luiz Guilherme Gomes também criticou a forma como a Saúde Mental está sendo feita em Mato Grosso, afirmando que o Estado tem apenas 0,61 CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) para cada 100 mil habitantes. Ele destacou o quanto a sociedade como um todo precisa estar aberta ao debate e lutar por melhor condições de tratamento para quem precisa.
Confira a programação do encontro:
16 de maio (quarta-feira)
14h - Exposição de documentários sobre o tema e discussão
Local: Centro Cultural da UFMT
 
17 de maio (quinta-feira)
14h - Construção do material da Intervenção e do Teatro dos Oprimidos
Local: auditório da Univag
 
18 de maio (sexta-feira)
14h - Manifestação dos trabalhadores e usuários da saúde mental, junto com as universidades e conselhos de categoria
Oficinas e Teatro dos Oprimidos.
Local - Praça da República, em Cuiabá
15h – Passeata
Local – Praça da República, em Cuiabá
 
19 de maio (sábado)
15h - Baile Caps Som – Conquistas Antimanicomiais
Local – CPAS II, em Várzea Grande
Entrada 1,00 Real
 
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação