VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica aborda dever do psicólogo

VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica aborda dever do psicólogo

Membros do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso da 18ª Região (CRP-18 MT) participaram do VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica: Direito de todos, dever do psicólogo. O evento foi realizado entre os dias 4 e 7 de junho, em Maceió – Alagoas.

As conselheiras efetivas Lucy Maria de Oliveira Farah, Mirvana Spínola Barbosa e Maria Cláudia de Oliveira Ribeiro Martins, representaram o Conselho no congresso, uma oportunidade para reunir pesquisadores, professores, estudantes e profissionais interessados na área da avaliação e medida em Psicologia.

A programação contou com conferências; palestrantes renomados; temáticas e debates. As mesas-redondas oportunizaram  a troca de ideias, discussão sobre temas recentes e proposição de novas estratégias de avaliação e formação. Houve exposição de pesquisas e práticas de diversas partes do País, com o objetivo de destacar o cenário da avaliação psicológica nas regiões brasileiras. Os 24 mini-cursos ofereceram atualização e intercâmbio de conhecimento entre os envolvidos.

O evento é um espaço científico, acadêmico e profissional para reunir os profissionais que têm feito a avaliação psicológica no Brasil, permitindo a troca de informações com pesquisadores de outros países. Promoveu e incentivou estudos realizados sobre testes, escalas e questionários para medir e/ou avaliar casos psicológicos.

O aprendizado de novas técnicas garantiu conhecimentos essenciais para que se reconheçam os instrumentos que poderão ser adequadamente utilizados na prática de avaliação psicológica em diversos âmbitos laborais. Nesse sentido, foram apresentados novos softwares e técnicas de análises de dados, que têm sido empregados na área, no País e no mundo, tanto em pesquisa como na prática psicológica.

“Foi um evento importante, único na área, de alto nível científico, informações atualizadas, novas pesquisas, tudo que o psicólogo precisa saber para aplicar com os pacientes e ampliar os conhecimentos”, ressaltou a conselheira do CRP-18 MT, Mirvana Spínola Barbosa.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação