V Plenário do CRPMT aprova projeto “Diálogos com a Formação”

V Plenário do CRPMT aprova projeto “Diálogos com a Formação”

CRPMT 18

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) aprovou em sessão plenária realizada no dia 17 de outubro o projeto “CRP18-MT em Diálogos com a Formação”, elaborado durante a gestão anterior (2019-2022). As atividades propostas pretendem somar-se a ações fundamentais da autarquia, como a orientação, aproximando as(os) estudantes de Psicologia do Sistema Conselho e da atuação ética na profissão.

A medida, segundo o projeto, justifica-se diante do crescimento da quantidade de instituições de ensino superior (IES) que ofertam cursos de Psicologia no estado de Mato Grosso, principalmente nas cidades do interior. De acordo com o Censo da Educação Superior (INEP), no ano de 2019 o Brasil possuía 917 cursos de Psicologia em 755 IES, sendo que Mato Grosso contava com 25 cursos, em 24 estabelecimentos. No comparativo com 2010, esse número mais que dobrou.

Essa expansão da formação em Psicologia no estado demanda do CRP18-MT a sistematização do método e do fluxo para realização de atividades com as IES, principalmente pelo fato de que a formação está intimamente ligada ao projeto de profissão. Logo, as questões da formação são questões também da profissão.

Tais participações são oportunidades para fomentar a discussão acerca do Código de Ética e das resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP); prevenir demandas de fiscalização que chegam ao CRP18-MT por meio da COF e também na COE; divulgar, discutir e orientar as(os) estudantes sobre as notas e referências técnicas do CREPOP; e apresentar a atuação e o papel do Sistema Conselhos de Psicologia.

A proposta é atender, dentro das possibilidades e realizando a devida análise crítica da solicitação, os convites das IES para eventos. Além disso, o CRP18-MT por meio das atividades das Comissões Temáticas, pode oferecer atividades como participação em eventos ou dentro de disciplinas específicas, para contribuir com debates e discussões já iniciadas nas instituições de ensino.

O projeto estabelece ainda que cada evento deve contar com planejamento da atividade constando carga horária, horário, organização, participantes e avaliação. Se tornando assim memória da atividade e contribuindo para a organização dos próximos. Conforme ocorreu durante o período pandêmico, as participações podem ser por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e, quando possível, presencialmente.