Uma abordagem Inovadora para pessoas com Autismo
A Aprendizagem Social Através da Interação Prazerosa/Cuiabá, MT
25, 26 e 27 de maio de 2012 (sexta, sábado e domingo)
Inscrições Limitadas
Inscrições abertas até o dia 18 de maio de 2011 (sexta-feira)
Inscrições e mais informações acesse: www.inspiradospeloautismo.com.br
Uma família de Cuiabá, que aplica o método há três anos, se mobilizou para trazer o Workshop "A Aprendizagem Social Através da Interação Prazerosa" para Cuiabá nos dias 25, 26 e 27 de maio. Com o apoio da Todimo, Grafica Print, Plaenge e Buffet Leila Malouf, o curso será subsidiado, com desconto de 40% em todas as inscrições, que estão disponíveis através do site www.inspiradospeloautismo.com.br. O Workshop acontece no Auditório da Todimo Home Center.
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que atinge um grande número de crianças e adultos ao redor do mundo. Nas estatísticas atuais, há 1 caso de autismo para cada 110 crianças de 8 anos nos EUA (fonte: Centers for Disease Control, EUA). No Brasil , estima-se 1 milhão de casos de autismo (fonte: "Projeto Autismo", do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, 2007).
A desordem atinge indivíduos de ambos os sexos e de todas as etnias, classes sociais e origens geográficas. A incidência é maior entre o sexo masculino (4 vezes mais comum em meninos do que meninas). Pesquisas científicas de estudo da desordem têm sido desenvolvidas em diversos países, mas a comunidade científica ainda não chegou a um consenso em relação às causas do autismo. Há fortes evidências, no entanto, de que exista de uma predisposição genética e que fatores ambientais sejam o gatilho para o aparecimento dos sintomas.
Os comportamentos que geralmente levam ao diagnóstico do Autismo ou Transtorno do Espectro do Autismo são comumente classificados em três pilares. Estes descrevem dificuldades nas áreas de interação social, comunicação e imaginação (incluindo-se aqui os interesses restritos e a utilização de comportamentos repetitivos e de auto-estimulação).
Existem muitas abordagens que se propõem a ajudar as famílias a melhor compreender e a desenvolver crianças e adultos com esse diagnóstico. O Programa Son-Rise é uma das abordagens educacionais disponíveis atualmente. No início dos anos 70, o casal americano Barry e Samahria Kaufman, fundadores do Programa Son-Rise, ouviram dos especialistas que não havia esperança de recuperação para seu filho Raun, diagnosticado com autismo severo e um QI abaixo de 30. Decidiram, porém, acreditar na capacidade humana para a cura e o desenvolvimento, e puseram-se à procura de uma maneira de aproximar-se de Raun. Foi a partir do trabalho domiciliar com Raun, há cerca de 30 anos, que eles desenvolveram a metodologia. Raun se recuperou de seu autismo após 3 anos e meio de trabalho intensivo com seus pais. Ele continuou a se desenvolver de maneira típica, cursou uma universidade altamente conceituada e hoje é um dos diretores do Autism Treatment Center of America, instituto de tratamento para o autismo fundado por seus pais em Massachusetts, nos EUA. Desde a recuperação de Raun, milhares de crianças e adultos utilizando o Programa Son-Rise têm se desenvolvido muito além das expectativas convencionais, algumas delas apresentando uma completa recuperação e a conseqüente perda do diagnóstico.
O método propõe uma abordagem inter-relacional, em que os pais e a criança constroem juntos novas formas de se comunicarem e de interagirem. Trata-se de uma abordagem motivacional e lúdica que investe no aprendizado de habilidades através de interações prazerosas do facilitador com a criança: a criança aprende brincando. O método pode ser aplicado pelas próprias famílias em suas residências, a partir da criação de um espaço ou quarto de brincar. A Inspirados pelo Autismo, instituição que está disseminando os princípios do Son-Rise no Brasil , realiza cursos de três dias para familiares e profissionais ligados a pessoas com autismo. É uma oportunidade única de se aprender mais sobre o autismo e sobre como promover o desenvolvimento das habilidades sociais de crianças e adultos com esse diagnóstico, além de possibilitar a troca de ideias e experiências entre os participantes. A instituição realizará novos cursos de introdução ao método em 2012.