Trabalho dos(as) psicólogos(as) no SUAS é destaque no Conpcer

Trabalho dos(as) psicólogos(as) no SUAS é destaque no Conpcer

A valorização dos(as) trabalhadores(as) da assistência social foi debatido no 3º Congresso de Psicologia do Cerrado, que ocorre no Centro Universitário de Várzea Grande. Para a presidente da Federação Nacional dos Psicólogos, Fernanda Magano, é fundamental trazer esse tema para o Congresso para que os profissionais da região incorporem o fórum e façam ele crescer. 
 
Fernanda destaca que nos últimos anos a assistência social fortaleceu-se como política pública garantidora de direitos com os objetivos de proteção social, vigilância socioassistencial e a defesa de direitos. O acesso da população ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é mediado pelo trabalho de profissionais de diferentes áreas de conhecimento que, de forma geral, vivenciam desafios em executá-la pela recorrente escassez de recursos, condições e meios de trabalho, fruto da contrarreforma do Estado em curso no País.
 
“O debate sobre a mobilização por meio do Fórum Estadual de Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Fetsuas) é para percebermos que não estamos discutindo somente a técnica pela técnica, mas é uma técnica, um conhecimento da ciência que é realizado por intermédio do exercício da profissão num contexto social, real, que temos muitas relações que precisam ser consideradas, sejam pelas nossas questões técnicas ou políticas, nessa questão de mundo”, destacou Joari Carvalho, membro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, presente na mesa redonda.
 
Para finalizar Joari esclareceu que no diálogo de Psicologia e assistência social, na perspectiva de melhorias da política pública e nos espaços de atuação, depende muito da conversa com os atores que trabalham na política para produzir demandas e encontrar os caminhos comuns.
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação.