Trabalho acadêmico analisa percepção de psicólogas (os) sobre o uso “educativo” da punição física em crianças

Trabalho acadêmico analisa percepção de psicólogas (os) sobre o uso “educativo” da punição física em crianças

CRPMT 18

O “uso educativo” da punição física em crianças é o tema de uma das pesquisas de mestrado do curso de Psicologia da Faculdade IMED de Passo Fundo (RS). O trabalho é conduzido pela mestranda Tatiane França e conta com um questionário online para levantamento de dados entre os profissionais com e sem filhos sobre as percepções a respeito da punição como estratégia educativa. 

Para chegar a uma conclusão, a mestranda questiona entre outros pontos se o participante passou na infância por situações de punição física como tapas, puxões de orelha, chineladas ou beliscões; sua visão a respeito de níveis de castigo/punição, uso do diálogo como ferramenta de repreensão; e consequências destes atos no desenvolvimento psicológico da criança.

Após o resultado da pesquisa online, o trabalho partirá para a segunda etapa que consiste em entrevistas por Skype com 12 participantes. Os profissionais serão selecionados entre aqueles que assinalarem interesse. Para participar da pesquisa “Uso 'educativo' da punição física em crianças: percepção de psicólogos”, clique AQUI.

Tatiane França é graduada e especialista em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo com trabalhos sobre vivências frente ao câncer de mama e pacientes cardiopatas; psicanalista formada pela Instituição Psicanalítica Constructo de Porto Alegre (RS) e membro do Núcleo de Estudos Avançados em Psicanálise da Constructo Planalto. Atualmente, trabalha na área de Clínica Psicanalítica com crianças, adolescentes e adultos.