Subcomissão de Psicologia Hospitalar lança nota técnica sobre atuação profissional durante o coronavírus

Subcomissão de Psicologia Hospitalar lança nota técnica sobre atuação profissional durante o coronavírus

CRPMT 18

A Subcomissão de Psicologia Hospitalar do CRP18-MT elaborou a nota técnica 01/2020 a respeito da atuação de psicólogas (os) durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), visando a orientação da categoria. Entre as orientações estão as relativas às práticas associadas às Tecnologias de Informação e comunicação (TICs), aos direitos dos usuários de saúde, à comunicação e gestão, e a atuação em equipe multiprofissional, com pacientes e familiares no contexto hospitalar associado à pandemia.


A nota técnica ressalta que o atual momento vivido em todo o mundo é inédito e por isto tem afetado tanto a população de diferentes maneiras, seja pela quantidade de informações sobre o assunto, número de pessoas contaminadas, incertezas, mudanças na rotina e outras preocupações. No entanto, o CRP18-MT destaca que situações semelhantes já fazem parte do exercício profissional da Psicologia Hospitalar, e por isto, sua relevância neste momento.


“A atuação da (o) psicóloga (o) hospitalar no contexto de pandemia é imprescindível para a promoção, proteção e recuperação da saúde dos sujeitos afetados direta ou indiretamente pelo coronavírus, seja através da suspeita/confirmação diagnóstica, seja através das medidas coletivas de prevenção e isolamento”, diz um trecho da nota técnica.


Um dos pontos abordados pelo documento e de preocupação do CRP18-MT é quanto à saúde mental de psicólogas (os) envolvidos no atendimento de casos do Covid-19. O texto ressalta   a relevância de o profissional avaliar suas necessidades e condições técnicas, éticas e pessoais para a prática, e que “quando possível, sugere-se que a assistência à pacientes suspeitos/confirmados, à situações de emergência/urgência, bem como diante óbitos e luto no contexto da pandemia não seja atribuição de um único profissional, mas compartilhada entre a equipe, conforme limites e competências individuais e grupais, e apoiada no princípio de horizontalidade no cuidado hospitalar, baseado no vínculo entre profissional e usuário”.


Além das orientações profissionais, a nota técnica reforça os cuidados quanto à segurança no trabalho, com o uso de EPIs e as medidas de higienização e distanciamento nas unidades hospitalares e demais locais de acesso dos profissionais. 

Para acessar a nota técnica na íntegra, clique AQUI.