
Seminário irá debater saúde mental e fim da privação da liberdade
O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT), faz parte do movimento nacional de Luta Antimanicomial, cujo objetivo é a busca por avanços nas políticas públicas que cuidem e protejam pessoas em sofrimento psíquico da situação de exclusão e de violação dos direitos humanos, e que fomentem práticas de atenção em saúde mental em serviços abertos e territoriais. Essa preocupação norteará as discussões do Seminário Desinstitucionalizando a Loucura: A Cidade Acolhendo a Loucura, que será realizado nos dias 19 e 20 de maio, na UFMT, em Cuiabá (MT).
A presidente da Comissão de Direitos Humanos e Políticas Públicas do CRP18-MT, Zeni Luersen, explica que o evento faz parte de um calendário de atividades que se estende por todo o mês de maio e junho, como referência ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial (18 de maio) organizado com diversas instituições parceiras. Esta e outras ações, salienta ela, contam com o apoio do Conselho, que considera o assunto de suma importância. “Precisa ser discutido continuamente, não pode ficar restrito ao dia 18 de maio”, frisa.
Segundo Zeni, é necessário que haja uma agenda contínua que discuta questões como a implantação e manutenção adequada das Redes de Atenção Psicossocial (RAPS), composta pelos seus diversos serviços. Hoje, os serviços existentes estão precarizados, falta educação permanente aos profissionais e novos serviços de saúde mental para atender na perspectiva do trabalho em rede pessoas em sofrimento psíquico, lamenta conselheira. Há, inclusive, que se discutir a questão das comunidades terapêuticas, para que não se tornem os novos manicômios ou outra forma de isolar pessoas, privando-as do convívio social e do acesso aos seus direitos, diz.
Seminário
O 1º Seminário “Desinstitucionalizando a Loucura” é promovido pelo Coletivo de Saúde Mental (projeto de extensão do Instituto de Educação - Departamento de Psicologia) e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFMT, com apoio do Conselho Federal de Psicologia, CRP18-MT e Secretaria Municipal de Saúde. Tem como objetivo discutir e fomentar práticas em saúde mental que transcendam a barreiras da privação de liberdade, promovendo saúde e cuidado a pessoas em sofrimento psíquico.
Nesse sentido, o público alvo do evento, além da comunidade acadêmica, contempla também técnicos da rede dos serviços públicos, bem como e, principalmente, usuários do SUS. Assim, as discussões serão balizadoras para pensar o direito à ocupação dos espaços públicos, atenção à população em vulnerabilidade e em situação de rua, sem que se lance mão das práticas higienistas e encarceramento dessas pessoas. Será cobrada uma taxa de colaboração no valor mínimo de R$5,00 durante o evento o que não implicará em limites de acesso ao evento caso não seja paga. Haverá emissão de certificado.
O formulário de inscrição para o I Seminário Desinstitucionalizando a Loucura pode ser acessado no link:
Agenda Unificada de Saúde Mental
MAIO/2017
Dia 08 - Secretária Municipal de Saúde (SMS)
ÀS 9h reunião sobre a RAPS com Secretária Municipal de Saúde de Cuiabá com representantes do movimento.
Dia 10 - Parque das Águas
Às 16h Passeio livre, práticas integrativas e, às 18h, corrida com Valdercarlos Santos, diretor técnico do M Fit Run Assessoria Esportiva.
Dia 11 - CAPS adolescer
Às 14h Reunião da Associação Maria da Praça - Associação de usuários, familiares e parceiros da sáude mental, no auditório da Sec de Asistência Social em VG.
- Dia 16 - 16h - Centro de Treinamento Dom Aquino
Mostra de Arte e Cultura dos Serviços de Saúde Mental. Exposição de arte, apresentação dos artistas dos serviços. Aberto a todos
- Dia 18 - 8h - Parque Zé Bolo Flô
Confraternização do CIAPS. Para usuários, familiares e servidores
- Dias 19 e 20 - Centro Cultural - UFMT
1° Seminário Desinstitucionalizando a Loucura: a cidade acolhendo a loucura. Aberto a todos
- Dia 22 - 8h - Parque Mãe Bonifácia
Atividade do Núcleo de Estudos em Saúde Mental. Aberto a todos
- Dia 23 - 14h – Unidade III/CIAPS
Slam do Capim Xeroso e apresentação do Violonista Vanderson Luis da Silva, da sinfônica da UFMT. Para usuários internos e servidores.
- Dia 24 - 14h – Museu Rondon/UFMT
Debate sobre drogas e política proibicionista. Aberto a todos 25 e 26 8h UNIVAG Mostra de práticas de atenção e cuidado em Saúde Mental. Aberto a todos
- Dia 31 - 16h - Orla do Porto
Passeio livre, práticas integrativas e dança funcional. Aberto a todos
JUNHO/2017
Dia 06 – 14h - Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
Reunião do Conselho Municipal de Saúde para revisão da política municipal de saúde mental.
Dias 21 e 22 - 8h - Auditório da OAB
Fórum de Políticas sobre Drogas organizado pela Superintendência de Políticas sobre Drogas de MT. Aberto a todos
A agenda de eventos relacionados ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial pode ser conferida na Agenda de Cursos e Eventos do site do CRP18-MT (http://www.crpmt.com.br).
Fonte: Pau e Prosa Comunicação