Seminário discute reinserção social de jovens e adolescentes

A presidente do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP/18 MT), Maria Aparecida de Amorim Fernandes, participou da solenidade de abertura do Seminário “Reinserção Social de Jovens e Adolescentes: desafios do Sistema Socioeducativo”, ontem (21) à noite, no auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Organizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e Superintendência do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso, por meio do Núcleo Interinstitucional de Estudo da Violência e Cidadania/ICHS/UFMT, o evento marca o encerramento do Projeto de Formação Continuada para Operadores do Sistema de Atendimento Socioeducativo.
Maria Aparecida de Amorim considera importante a formação continuada dos profissionais do Sistema Socioeducativo e o fortalecimento das atividades de atendimento ao adolescente. O seminário prossegue até amanhã (23) com palestras e oficinas.
Para a secretária Adjunta de Direitos Humanos da Sejudh, Vera Araújo, o seminário é a culminância do Projeto de Formação Continuada para Operadores do Sistema de Atendimento Socioeducativo, desenvolvido pelo Governo do Estado, em Cuiabá e no interior, desde agosto de 2011. “O curso teve o objetivo de preparar quem trabalha com adolescentes em conflito com a lei. Estamos sensibilizando as instituições, que estão se organizando para atendê-los adequadamente”, declarou Vera, acrescentando que o sistema socioeducativo ainda não está incorporado como política pública.
A “Reinserção social de jovens e adolescentes: desafios do Sistema Socioeducativo” foi o tema da palestra desta quarta-feira (21), ministrada pelo assessor da direção do Novo Degase Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) do Rio de Janeiro, Roberto Bassan Peixoto. O sociólogo destacou que o processo de reinserção social deve ser pautado na educação, não na repressão. “Precisamos buscar sempre a emancipação, a autonomia dos adolescentes na busca de valores e construção de novos projetos de vida,” disse.
Para Roberto, eventos de formação continuada têm papel fundamental no sistema socioeducativo, pois são espaços de construção coletiva e de escuta, onde os anseios e os problemas de quem trabalha com adolescentes em conflito com a lei podem ter soluções. “Os participantes de Mato Grosso estavam preocupados em assimilar conhecimento, não em apenas reclamar de seu trabalho. Os estados estão passando por um processo de construção e de estabelecimento de uma proposta pedagógica nova, onde não se trabalhará mais com a correção repressiva”, explicou o professor, declarando também que não dá para pensar em qualquer trabalho com adolescentes se não houver preparação da equipe. “O grande diferencial do sistema hoje é a formação continuada, que deve ser parte do trabalho, não apenas ações isoladas”.
A coordenadora-geral do Sistema Nacional do Programa de Implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Pro Sinase), Thelma Alves de Oliveira, que integrou a mesa redonda "A construção social da delinquência juvenil" destacou que é necessário garantir atendimento profissional seguro e de qualidade para o adolescente em conflito com a lei. “O profissional deve estar sempre em formação, pois sua atuação precisa acompanhar as transformações sociais,” afirmou.
Participam do seminário cerca de 200 pessoas, entre servidores do Sistema Socioeducativo, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria, Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos das Crianças e Adolescentes, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e núcleos acadêmicos.
Programação
À tarde, prossegue o seminário com as oficinas “Indissociabilidade, teoria e prática: desafios da socioeducação”, com a Profª Msc. Priscila de Oliveira Xavier Scudeer (UFMT), e “Instrumentos legais e normativos”, com a presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/MT, Benedita Rosarinha de Arruda Bastos.
Na quinta-feira (22), pela manhã, haverá palestra “Adolescentes em conflito com a lei: fundamentos e práticas da socioeducação”, com o Prof. Dr. Paulo Cesar Duarte Paes, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e mesa redonda “Os desafios da socioeducação em Mato Grosso”. À tarde, estão programadas as oficinas “Socioeducação: práticas e metodologias de atendimento”, com o Prof. Dr. Paulo Cesar Duarte Paes (UFMS), e “Plano Individual de Atendimento”, com a Profª Maria Fernandes Adimari (UFMS).
 
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação com informações da Sejudh
 
Crédito da foto: Sejudh