Seminário discute políticas sobre emergências e desastres

Foi realizado na manhã desta terça-feira (08), no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), o 1° Seminário Regional sobre Emergênciase Desastres, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia da 18° Região de Mato Grosso (CRP/18MT). O evento discutiu ações de enfrentamento das situações de emergências e desastres, com objetivo de apresentar a atuação dos profissionais nestas áreas.
Com o tema “Contribuições da Psicologia para as emergências e desastres”, a coordenadora do evento e conselheira das Comissões de Educação e de Políticas Públicas do CRP/ MT, Marisa Helena Alves, explicou que a abordagem das ações serve para capacitar os futuros profissionais e, principalmente, concretizar uma política pública sobre o tema. “Precisamos despertar, ainda na academia, a importância do trabalho dos psicólogos na abordagem deste assunto”. Ela ainda comentou que os trabalhos realizados no evento servirão de base para o II Seminário Nacional de Psicologia em Emergências e Desastres que ocorrerá, entre os dias 23 e 25 de novembro, em Brasília.  
O tenente coronel Jacques Lopes da Cunha, coordenador estadual do Programa Educacional de Resistência a Drogas (Proerd), falou sobre a preocupação de se trabalhar uma melhor estrutura de apoio no sentido de atender a necessidade de pessoas envolvidas em situações de desastre. “Durante minha formação na Polícia Militar tive apenas uma noção, mas não uma formação específica da área de psicologia”, afirmou.
Apesar da experiência por mais de três anos na coordenadoria da Defesa Civil de Mato Grosso, o tenente coronel João Rainho também argumentou sobre a necessidade de maior conhecimento sobre a área. Ele comentou sobre a falta de psicólogos para atender a situações de desastres e emergências, dentro de equipes de salva-vidas. “Este seminário assinala o início de um caminho certo no sentido de profissionalizar as equipes de resgate, pois o profissional vai melhor orientar a equipe no sentido de otimizar o tratamento das pessoas afetadas,” destacou.
A estudante do primeiro ano de psicologia da Univag, Karine Ferraz, se interessou pelo assunto uma vez que, apesar de não ser muito discutido, é um segmento dentro da psicologia com grande conteúdo a ser trabalhado. “É uma área nova, com várias opções a ser exploradas. Meu campo de trabalho será direcionado para os temas debatidos neste seminário,” afirmou. A psicóloga Geiziane Antelo também pensa da mesma forma. “A temática do seminário vem acompanhar alguns campos de debate bem amplos. Há muitas áreas da psicologia a serem exploradas,” observou.
Segundo a presidente do CRP/18 MT, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, o seminário veio com a proposta de incentivar a difusão do conhecimento e fomentar a discussão sobre o tema junto às instituições de ensino e às autoridades responsáveis. “É preciso que o profissional tenha uma base sólida para que, consequentemente, ofereça melhor suporte técnico para qualquer situação, seja de perda ou desastre,” frisou.
Após a apresentação do tema, os participantes se dividiram em grupos onde analisaram e estudaram os textos preparatórios que serão apresentados no II Seminário Nacional de Psicologia em Emergências e Desastres, em Brasília. 

 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação