
Seminário discute papel do psicólogo no campo educacional
Cerca de 300 pessoas participaram do seminário Psicologia e Educação “Avanços e Impasses na Atuação de Psicólogos no Campo Educacional”, realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT), em Rondonópolis. O evento, que é uma parceria do Conselho com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), promoveu o debate a respeito da atuação dos psicólogos em instituições de ensino. Participando de diversas atividades da programação do seminário, o CRP18-MT compôs uma das mesas redondas do evento que tratou da educação inclusiva, psicologia escolar e diretrizes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Para o presidente do CRP18-MT, Alcindo José Rosa, o seminário foi um sucesso e bastante proveitoso aos estudantes e profissionais que participaram. Isto porque, graças às mesas redondas, conferências e defesa de mestrado, o evento proporcionou uma série de discussões aos presentes. Alcindo José destaca ainda a qualidade dos debates ocorridos no seminário.
“O evento foi um sucesso não só pela quantidade de participantes, mas também pela qualidade das discussões. Tivemos o auditório lotado todos os dias, o que mostra o interesse dos estudantes e profissionais da região em participar de eventos como este. Os debates foram extremamente pertinentes e acredito que contribuíram com o crescimento dos participantes”.
Na companhia da conselheira Jane Teresinha Domingues, o presidente do CRP18-MT integrou a mesa redonda “Psicologia, educação e educação inclusiva: Novas perspectivas em psicologia escolar e as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia”. Ele conta que um dos objetivos de se discutir este tema é fazer uma reflexão quanto aos desafios da educação inclusiva e não exclusiva, como vem acontecendo com frequência em unidades de ensino. “A educação para todos não é uma tarefa fácil. Seja para os profissionais da área da educação, como para psicólogos também. O Conselho é em defesa da educação inclusiva e essa mesa buscou justamente discutir e elencar formas de se alcançá-la”.
Seguindo a programação, o seminário ainda contou com o lançamento do livro “Psicologia e Educação Especial: Perspectivas históricas e políticas” da psicóloga Jane Cotrin e a conferência “Formação profissional e desafios contemporâneos para atuação do Psicólogo Escolar” ministrada pela professora titular do Departamento de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Marilene Rebelo Proença de Souza.
“A presença da Marilene no evento foi um dos destaques deste seminário, pois ela é uma profissional renomada com anos de experiências na Psicologia Escolar. A intenção do CRP18-MT é promover outros eventos como este não só em Cuiabá, como também em municípios do interior do Estado. Já consta em nosso planejamento anual a realização de mais seminários, conferências e palestras”.
Registros – Durante o seminário Psicologia e Educação “Avanços e Impasses na Atuação de Psicólogos no Campo Educacional”, o CRP18-MT realizou a entrega de carteiras de identificação profissional (CIPs) a 13 novos psicólogos residentes na região Sul de Mato Grosso. A cerimônia contou com a presença do público participante do seminário, que em sua maioria, era composta por estudantes de Psicologia. Durante a atividade, o presidente do Conselho, Alcindo José Rosa e a conselheira Jane Teresinha Domingues fizeram uma breve explanação acerca da atuação do psicólogo, o papel do CRP18-MT e também da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) da entidade.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação