Seminário de interiorização do CREPOP leva novo olhar aos psicólogos que atuam na assistência social

Seminário de interiorização do CREPOP leva novo olhar aos psicólogos que atuam na assistência social

Fazer o psicólogo perceber as diferentes faces de uma mesma história. Esta foi a finalidade do Conselho de Psicologia de Mato Grosso 18° Região (CRP 18-MT) ao idealizar o projeto de interiorização que apresenta e discute junto aos psicólogos da assistência social as Referências Técnicas produzidas pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).

De acordo com a psicóloga Jaqueline Tacada, que trabalha no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da cidade de Aripuanã e participou do seminário realizado em Juína, os poucos cursos que aparecem na região são demasiadamente técnicos e burocráticos e não costumam tratar a temática psicologia nas políticas públicas. 

“O seminário foi bastante pragmático e oportuno, pois nos incentivou a olhar para os usuários dos sistemas SUAS E CRAS de uma forma diferente, mais profunda, humanizada e contextualizada com o universo que cada um está inserido. Sem contar a oportunidade de trocar experiências e procedimentos”, frisou.

Zali Ferreira, que participou do primeiro seminário de interiorização, realizado em São Félix do Araguaia, diz que usa o material e os conhecimentos obtidos nas atividades, desde o planejamento até a execução de suas tarefas de trabalho. E finaliza: “Para nós, psicólogos do interior, é importantíssimo que ocorram seminários e cursos de qualificação, pois moramos a uma distância muito grande da Capital e o trabalho e os custos dificultam muito o nosso acesso”, explica a psicóloga.

Para a profissional Mirelle Braga, que atua na cidade de Lucas do Rio Verde, mais do que conhecimento, o seminário mostrou que o Conselho está preocupado com a atuação do profissional. “Em geral, o psicólogo que trabalha com politicas públicas se sente perdido em relação ao seu papel dentro da assistência social, que muitas vezes é confundido com o dos próprios assistentes sociais. São ações como esta que nos norteiam e fazem com que nos sintamos mais acolhidos e respaldados pela entidade”, enaltece.

Conclusão – Ao longo de 2013, o Seminário de Interiorização das Publicações do Crepop esteve presentes nos municípios polos de São Felix do Araguaia, Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças, Juína e Sinop, contemplando todo o Estado.

Juína e Sinop foram as duas últimas cidades a receberam o projeto. Em Juína, o evento aconteceu no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS. Realizado no dia 26 de novembro, o seminário buscou reunir profissionais da localidade, e de outras regiões, como Aripuanã, Colniza, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Castanheira, Cotriguaçu, Juruena, Juara, Brasnorte e Novo Horizonte do Norte.  

Já em Sinop, o evento aconteceu no dia 03 de dezembro, na Casa de Conselhos da Secretaria Municipal de Assistência Social, e contou com a participação dos psicólogos de Sinop, Colíder, Feliz Natal, Itaúba, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nova Mutum, Nova Santa Helena, Cláudia, Nova Ubiratã, Santa Carmen, Sorriso, Tapurah e Vera.

De acordo com a assessora técnica e pesquisadora do CRP-18 MT, Fabiana Tozi Vieira, o CRP 18-MT pretende concluir o projeto em 2014, levando o seminário a mais quatro regiões, totalizando assim as 10 principais regiões do do Estado de Mato Grosso.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação