
Seminário de interiorização do CREPOP leva novo olhar aos psicólogos que atuam na assistência social
Fazer o psicólogo perceber as diferentes faces de uma mesma história. Esta foi a finalidade do Conselho de Psicologia de Mato Grosso 18° Região (CRP 18-MT) ao idealizar o projeto de interiorização que apresenta e discute junto aos psicólogos da assistência social as Referências Técnicas produzidas pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).
De acordo com a psicóloga Jaqueline Tacada, que trabalha no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da cidade de Aripuanã e participou do seminário realizado em Juína, os poucos cursos que aparecem na região são demasiadamente técnicos e burocráticos e não costumam tratar a temática psicologia nas políticas públicas.
“O seminário foi bastante pragmático e oportuno, pois nos incentivou a olhar para os usuários dos sistemas SUAS E CRAS de uma forma diferente, mais profunda, humanizada e contextualizada com o universo que cada um está inserido. Sem contar a oportunidade de trocar experiências e procedimentos”, frisou.
Zali Ferreira, que participou do primeiro seminário de interiorização, realizado em São Félix do Araguaia, diz que usa o material e os conhecimentos obtidos nas atividades, desde o planejamento até a execução de suas tarefas de trabalho. E finaliza: “Para nós, psicólogos do interior, é importantíssimo que ocorram seminários e cursos de qualificação, pois moramos a uma distância muito grande da Capital e o trabalho e os custos dificultam muito o nosso acesso”, explica a psicóloga.
Para a profissional Mirelle Braga, que atua na cidade de Lucas do Rio Verde, mais do que conhecimento, o seminário mostrou que o Conselho está preocupado com a atuação do profissional. “Em geral, o psicólogo que trabalha com politicas públicas se sente perdido em relação ao seu papel dentro da assistência social, que muitas vezes é confundido com o dos próprios assistentes sociais. São ações como esta que nos norteiam e fazem com que nos sintamos mais acolhidos e respaldados pela entidade”, enaltece.
Conclusão – Ao longo de 2013, o Seminário de Interiorização das Publicações do Crepop esteve presentes nos municípios polos de São Felix do Araguaia, Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças, Juína e Sinop, contemplando todo o Estado.
Juína e Sinop foram as duas últimas cidades a receberam o projeto. Em Juína, o evento aconteceu no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS. Realizado no dia 26 de novembro, o seminário buscou reunir profissionais da localidade, e de outras regiões, como Aripuanã, Colniza, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Castanheira, Cotriguaçu, Juruena, Juara, Brasnorte e Novo Horizonte do Norte.
Já em Sinop, o evento aconteceu no dia 03 de dezembro, na Casa de Conselhos da Secretaria Municipal de Assistência Social, e contou com a participação dos psicólogos de Sinop, Colíder, Feliz Natal, Itaúba, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nova Mutum, Nova Santa Helena, Cláudia, Nova Ubiratã, Santa Carmen, Sorriso, Tapurah e Vera.
De acordo com a assessora técnica e pesquisadora do CRP-18 MT, Fabiana Tozi Vieira, o CRP 18-MT pretende concluir o projeto em 2014, levando o seminário a mais quatro regiões, totalizando assim as 10 principais regiões do do Estado de Mato Grosso.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação