Segunda Mostra de Psicologia é avaliada positivamente pelos profissionais de MT
Realizada de
O vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18/MT), Luiz Guilherme Araujo Gomes, elogiou a coordenação da Mostra pela organização e pelos temas abordados nas mesas-redondas. “O evento foi muito bem organizado e as mesas abordaram temas importantes no âmbito da psicologia”, disse.
Quanto às práticas e trabalhos apresentados pelos psicólogos e estudantes de psicologia de Mato Grosso, Luiz Guilherme aponta a proximidade em comparação ao que é desenvolvido no restante do país. “Vi muitos trabalhos daqui de Mato Grosso, tanto de Cuiabá, Várzea Grande, como de municípios do interior do Estado. Percebi que os temas apresentados pelos profissionais e estudantes de Mato Grosso estão muito próximos do que está sendo desenvolvido nacionalmente. Isso mostra que os psicólogos daqui estão conectados com os temas desenvolvidos no país e que temas relevantes estão sendo abordados”, analisou Luiz Guilherme.
A conselheira do CRP 18/MT, psicóloga Vânia Couto, do município de Sinop (distante
A psicóloga Teresinha Mendonça do Carmo, de Rondonópolis (município a
O psicólogo
A psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs II) de Várzea Grande, Renata Cristina Giroto Ferreira da Silva, levou dois trabalhos para exposição na Mostra de Psicologia, sobre práticas realizadas no próprio CAPs onde trabalha. Segundo a psicóloga, um deles abordava o trabalho de capacitação realizado pelos psicólogos do CAPs II, voltado aos agentes de saúde das policlínicas e dos postos de Programa de Saúde da Família (PSF), para que os agentes aprendam a identificar e a lidar com o paciente que possui transtorno mental.
O segundo trabalho tratava de outro processo realizado no CAPS II, o “Acolhimento”. Este é o primeiro contato pelo qual o paciente passa quando é encaminhado para a avaliação dos psicólogos no CAPs. Trata-se de uma entrevista, onde o profissional identifica se a pessoa realmente possui algum transtorno mental. Após esta primeira etapa de avaliação, é decidido se o paciente será encaminhado ao tratamento psicológico.
“Levamos estes dois trabalhos, pois o objetivo da Mostra era que os psicólogos mostrassem o que é feito de inovador na prática profissional”, explica a psicóloga. “O CRP nos deu bastante suporte. Eles procuraram os psicólogos que inscreveram trabalhos para apoiar na ida ao evento. É muito importante este apoio para que possamos mostrar o que tem sido feito no Estado, com relação às práticas profissionais”, afirmou Renata Giroto.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação