Sede do CRP18-MT passa por reformas e adequações
Crédito da foto: Helder Faria

Sede do CRP18-MT passa por reformas e adequações

A sede do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) passou por uma série de obras e adaptações que fazem parte de um projeto com o objetivo de tornar o espaço mais funcional e atrativo, além de se adequar às normas de segurança e acessibilidade. Foram feitas alterações tanto estruturais como de instalações elétricas e hidráulicas, além da pintura. Nesse último, destaca-se um mural realizado pelo artista urbano Walyson Nogueira, conhecido como Presto23.

A presidente do CRP18-MT, Morgana Moura, explica que havia um projeto de reforma que vinha desde a primeira gestão, em 2010, quando a sede da autarquia foi adquirida, mas devido ao processo de arrecadação necessário e por questões de ordem burocrática só pôde ser efetivado este ano. Segundo ela, o trabalho visou contemplar uma série de aspectos importantes. Um deles foi dar mais qualidade ao atendimento, outro foi acomodar melhor a equipe, ampliada consideravelmente nos últimos anos. “Quando começamos tínhamos três e agora temos 12 funcionários. Então precisamos pensar a estrutura também para comportá-los”.

A sede ainda não havia recebido as adaptações para melhorar a acessibilidade, o que também foi contemplado. “Nós temos profissionais que possuem algum tipo de deficiência, então estávamos em dívida, até mesmo quanto às normativas legais”, reconhece. Também houve uma preocupação, destaca Morgana, em melhorar o espaço para que os profissionais possam usá-lo como local de referência. “A ideia é que possamos, nesse primeiro momento, com a reforma, fazer com que o CRP seja acessível a todos e, posteriormente, que possamos ampliar e comportar o maior número de pessoas possível”, projeta.

Houve ainda uma preocupação em tornar o CRP 18-MT mais atrativo. “Convidamos um artista para fazer um mural interno, que é um artista urbano de referência no estado. Ele conseguiu sintetizar um pouco das lutas que a gente faz dentro da instituição”, informa a presidente. O autor é Walyson Nogueira, conhecido como Presto23, é cuiabano, morador do CPA e se dedica há cinco anos ao grafite.

“No painel eu mostrei um pouco de cada tema que o CRP trabalha. A moça da ponta simboliza a luta LGBTI+ e tem também a luta do movimento negro contra o racismo, o preconceito; e tem uma máscara indígena que representa a etnia kurâ-bakairi, aqui de Mato Grosso”, descreve o artista, revelando que foi seu primeiro painel naquele tamanho realizado sozinho. “Foi um avanço para mim, gostei muito de fazer. Este também foi o primeiro com esses temas”, acrescentou.

“A máscara que Presto desenhou foi escolhida a partir das referências do povo kurâ-bakairi por conta do nosso primeiro indígena inscrito ser dessa etnia. O psicólogo sugeriu algumas máscaras ancestrais sagradas para seu povo e o artista utilizou como referência”, salienta Morgana.

 

Confira abaixo a lista de melhorias

Toda a sede, inclusive áreas externas, foi pintada;

Secretaria e recepção foram separadas;

Administrativo recebeu mais uma ilha;

Banheiros receberam colocação de azulejos até o teto e acessibilidade, passando a ser unissex;

Sala da coordenação;

Sala de arquivo;

Cozinha com hidráulica e elétrica refeitas;

Sala de fiscalização ganhou mesa e cadeiras;

Película nas portas frente;

Rampa acessibilidade na entrada;

Demarcação das vagas de estacionamento;

Palco para eventos, com grafite do artista Presto23;

Muro dos fundos está com um metro e meio a mais na altura;

Telhado refeito;

Parte elétrica dentro do padrão;

Jardins;

Central de alarme (futuramente câmeras de vigilância);