Reunião da Fiscalização Preventiva Integrada avalia resultados de 2011

O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP/18 MT), representado pelo vice-presidente, Luiz Guilherme Araújo Gomes, e a Fiscal Rhegysmere Myriam Rondon Alves, participou, ontem (14), da reunião de avaliação anual da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) e planejamento das ações do ano 2012. O encontro ocorreu na sala de reuniões do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Mato Grosso (CREA-MT). 
A FPI reúne integrantes de várias instituições, a exemplo do CRP/18 MT, com o objetivo de fiscalizar, prevenir e proteger a população de irregularidades. “Todas as inspeções são feitas de acordo com a conduta ética e com os direitos humanos, de forma que as irregularidades sejam solucionadas”, ressaltou Luiz Gomes.
O grupo atua em diversas áreas como saúde e alimentação; segurança da coletividade; meio ambiente e patrimônio histórico. O trabalho desenvolvido se baseia na prevenção por meio da conscientização dos perigos iminentes. Em 2011, um dos resultados da fiscalização foi o alerta sobre as falhas existentes no Pronto Socorro da Capital. Já em 2007, as inspeções resultaram no fechamento da cadeia pública do município de Poxoréo, a 259 km de Cuiabá.
Por ser composta de diversificadas instituições, a fiscalização possui amplo campo de atuação, principalmente nos locais com grande movimento como hotéis, mercados, parques de diversão, shoppings, entre outros. Muitas das denúncias envolvem escolas e creches. De acordo com Rhegysmere Alves, as falhas estão relacionadas à má estrutura. “O que acaba refletindo na qualidade de ensino”, relatou a fiscal.
Na ocasião, foi entregue ao vice-presidente do CRP/18 MT, Luiz Gomes, o certificado de Instituição Comprometida com a Sociedade por contribuir com as ações integradas de segurança e do bem-estar da coletividade.
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação