Resolução 007/2003

As psicólogas Luzia Janaina Soares Ferreira e Derly de Jesus Rodrigues Cardozo procuraram o Conselho Regional de Psicologia CRP18 MT, preocupadas com as questões pertinentes ao atendimento psicológico aos candidatos à cirurgia bariátrica, uma vez que esta pode acarretar riscos físicos e psíquicos aos pacientes.  
A respeito deste assunto o CRP18 informa que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) aprovou uma resolução que regulamenta a avaliação psicológica no processo de liberação das pessoas que se submetem a esse procedimento.

A Resolução n° 007 de 2003 institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos. O objetivo é orientar o profissional na confecção de documentos decorrentes das avaliações psicológicas e fornecer os subsídios éticos e técnicos necessários para a elaboração qualificada da comunicação escrita. O manual compreende os seguintes itens: princípios norteadores da elaboração documental; modalidades de documentos; conceito, finalidade e estrutura; validade dos documentos e; guarda dos documentos.

A presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso da 18ª Região (CRP18/MT), Maria Aparecida Fernandes, destaca a importância dos profissionais tomarem ciência da legalidade e especificidades desta atuação. “É preciso que os psicólogos façam uso desse campo, buscando se especializarem, já que se trata de uma parte relevante do tratamento”.

Segundo ela, assim como define a resolução, é importante lembrar que os resultados das avaliações consideram e analisam os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica.
Maria Aparecida parabeniza as psicólogas pela iniciativa e preocupação em buscar apoio junto ao CRP/CFP, fazendo valer os direitos profissionais, bem como, atuar junto aos candidatos a cirurgia, possibilitando atendimento técnico psicológico, que visa propiciar uma reflexão acerca do método cirúrgico que estes poderão se submeter.

Confira aqui a íntegra da resolução n° 007/2003.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação