Representantes do CRPMT recebem Moções de Aplauso do Legislativo

Representantes do CRPMT recebem Moções de Aplauso do Legislativo

CRPMT 18

Representantes do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT) receberam Moções de Aplauso nesta quinta-feira (27 de junho) dos Legislativos municipal e estadual. Os reconhecimentos relacionam-se à atuação da autarquia e de seus conselheiros em questões étnico-raciais e relacionadas aos direitos da população LGBTI+.

A presidente do CRP 18-MT, Morgana Moura, recebeu Moção de Aplausos durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, proposta pelo deputado Lúdio Cabral (PT). O objetivo foi debater os 50 anos de luta pelos direitos LGBTI+, marcados pelo levante contra a discriminação ocorrido no bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, no dia 28 de junho de 1969.

Na audiência, que teve a participação das ONGs Livremente e Mães Pela Diversidade, a presidente do CRP 18-MT reafirmou o compromisso da autarquia em manter o posicionamento em defesa dos direitos da população LGBTI+. Segundo a psicóloga também foram apresentadas várias propostas aos legisladores e a autarquia se colocou à disposição para auxiliar a ALMT a elaborar projetos de lei com esse objetivo.

Entre as sugestões, informa Morgana, estão ações no sentido de facilitar a inserção no mercado de trabalho principalmente para a população trans; a retomada do Conselho Estadual em Defesa dos Direitos da População LGBT; criação de ambulatórios para processo trans-sexualizador no estado;  e capacitação dos profissionais no que diz respeito ao atendimento desse grupo, pois ainda há, principalmente na segurança pública, resquícios de posturas preconceituosas que acabam alimentando a violência contra essa população.

O conselheiro Carleandro Roberto de Souza (Kil), coordenador da Comissão de Relações Étnico-Raciais do CRP18-MT, recebeu Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Cuiabá, proposta pelo vereador Adevair Cabral (PSDB). A sessão foi especialmente dedicada a reconhecer o trabalho de entidades, profissionais e representantes de movimentos com atuação marcante contra a discriminação e a segregação raciais e étnicas.

Para o psicólogo, foi um reconhecimento importante ao trabalho e à militância relacionada à temática das relações étnicas e raciais que vem desenvolvendo tanto junto ao CRP 18-MT como movimentos e instituições. Mas, segundo ele, há muito caminho a percorrer. “Ao mesmo tempo em que ficamos muito felizes por estarmos recebendo a moção, lembramos que ainda tem muito trabalho a ser feito. A moção é importante porque dá visibilidade ao que estamos fazendo”, avalia.