Psicólogos(as) representantes de Conselhos de Direito participam da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social

Psicólogos(as) representantes de Conselhos de Direito participam da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social

CRPMT 18

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), por meio do Conselho Estadual de Assistência Social e Cidadania (CEAS), realizou nos dias 4, 5 e 6 de outubro a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social de Mato Grosso, com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”. O evento foi realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. 

O tema do evento foi proposto pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), tendo como lema: Caminhos de participação social para restabelecer a cidadania, e abordará cinco eixos: Financiamento, Controle Social, Articulação entre os segmentos da sociedade civil, Serviços, Programas e Projetos Socioassistenciais e Benefício de Transferência de Renda.

As conferências são espaços democráticos e de participação social na sua organização, sendo um espaço onde a sociedade civil, os usuários, os trabalhadores e a gestão do SUAS possuem para avaliar as ações que eles executaram. Além disso, analisar as convergências dessas ações com a realidade local e em especial, se o sistema está sendo efetivo para a sua finalidade que é atuar sobre a vulnerabilidade dos usuários.

Psicólogos representes do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP18-MT) em Conselhos de Direito participaram do evento.

Rodrigo Fernandes Ferreira Brito, representante no Conselho Municipal de Assistência Social de São José dos Quatro Marcos/MT enfatiza que o evento é importante pois tem objetivo de avançar as políticas públicas, a participação social, colocar no centro do debate questões do trabalho do SUAS, da rede intersetorial e dilemas que são próprias do Mato Grosso e de todos os municípios. “A importância da psicologia nesse espaço é a própria atuação ética de compromisso social, de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social”, reforça Rodrigo.

Junio de Souza Alves, representante no Núcleo Estadual De Educação Permanente Do Suas - NEEP-SUAS, disse que psicologia é uma das profissões que já contribui, e que pode contribuir ainda mais para a consolidação do sistema único de assistência social no Brasil.

Glaucea Juliana da Silva Queiroz, representante no Conselho Municipal De Assistência Social De Tangará Da Serra/MT, falou sobre a sua experiência “A psicologia enquanto parte dos serviços de assistência social e participante dos espaços de controle social como essa Conferência, contribui para melhor compreender as dinâmicas sociais que estão postas na realidade material de cada município,  e também pode contribuir com propostas e formas de intervenção nesses contextos, afim de ampliar o pleno acesso aos direitos socioassistenciais por parte dos usuários e assegurar aos trabalhadores condições mais dignas de atuação conforme preconizado pela política de Assistência social”.

O CRP18-MT ressalta a importância da participação das/os psicólogas/os nas instâncias de controle social, pois constituem-se espaços institucionais fundamentais para a construção democrática das políticas públicas e exercício da participação e legitimidade social.