Psicólogos são homenageados na Câmara Municipal de Cuiabá

Psicólogos são homenageados na Câmara Municipal de Cuiabá

Conselheiros, membros e psicólogos do Conselho Regional de Psicologia (CRP-18) estiveram presentes na Sessão Solene da Câmara Municipal de Cuiabá, realizada na manhã desta segunda-feira (26). Por iniciativa do vereador Leonardo de Oliveira (PTB), a categoria foi homenageada pelo Dia do Psicólogo, além de ter ressaltada seus serviços prestados ao longo dos últimos 50 anos, desde que a profissão passou a ser regulamentada.

Oliveira destacou a necessidade de se reconhecer os relevantes trabalhos do psicólogo, que por diversas vezes por tratar de pessoas excluídas, até mesmo pelas próprias famílias, passam despercebidos na sociedade. De acordo com o vereador, a cerimônia teve como principal objetivo aproximar os profissionais do município.

“Quero reforçar que a Câmara está à disposição do CRP-18 para ouvir suas reinvindicações e encaminhar essas demandas para os órgãos responsáveis. Acredito que este seja o pontapé inicial para que a categoria seja melhor valorizada em Cuiabá”.

Presidente do CRP-18, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, agradeceu Oliveira pela homenagem, e acrescentando que nos últimos anos os psicólogos têm buscado a inserção nas políticas públicas. Segundo ela, uma das recentes vitórias da categoria foi a manutenção dos vetos da presidente Dilma Rousseff ao Ato Médico.

“Para nós foi a prova de que quando os psicólogos se unem, a categoria fica mais forte. Conseguimos com a manutenção dos vetos mais uma garantia de que a profissão continue sendo reconhecida e possa se voltar para atender a população brasileira”.

Maria Aparecida ainda repassou para o vereador alguns dos principais problemas enfrentados pelos profissionais na Capital, como a falta de investimento e capacitação dos profissionais. De acordo com a psicóloga, o CRP-18 tem bandeiras específicas que há anos fazem parte das discussões para melhoria das condições de trabalho da categoria. Entre os assuntos, ela destacou a realização de concursos públicos para a convocação de mais psicólogos.

“É preciso evitar a precarização do trabalho do psicólogo. A demanda é muito grande, por isso, é necessário que se tenha mais profissionais atuando. Dessa forma, conseguiremos ter um quadro de qualidade na saúde pública”.

Conselheira do CRP-18, Marisa Helena Alves, aproveitou a sessão para abordar a história da psicologia no Brasil. Desde quando foi regulamentada até hoje, a categoria trabalha em prol dos direitos humanos. Marisa Helena enfatizou que foi a partir do século 21, que os psicólogos passaram a fazer parte de políticas públicas.

“Graças ao surgimento da psicologia comunitária, os profissionais começaram a construção de uma nova relação. Agora, voltada para os interesses da maioria da sociedade, e não apenas de sua elite. Como psicólogos, precisamos contribuir para que a cidade seja mais cada vez mais humana”.

Receberam moção de aplausos do plenário os psicólogos Alcindo José Rosa, Jair José Schuh, Lucy Maria de Oliveira Farah, Luiz Guilherme Araújo Gomes, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, Maria Cláudia de Oliveira Ribeiro Martins, Maria Cristina Garcia de Rezende, Marisa Helena Alves, Mirvana Spínola Barbosa, Nice dos Santos Souza, Sandra Cristina Figueiredo Abdalla, Suzel Rodrigues dos Santos, Teresinha Mendonça do Carmo e Vânia Aparecida Figueiredo do Couto.

Ao final da sessão solene, foram entregues pelo vereador Leonardo de Oliveira e pela Presidente do CRP-18, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, certificados pelos relevantes serviços prestados aos psicólogos: Beatriz Batistuta, Daniela Barros da Silva Freire Andrade, Daniele Vieira de Souza Moimaz, Leonardy Negrini, Luiza Rios Ricci Volpato, Paulo Roberto Bernardino, Priscila Batistuta Nóbrega, Regina Margareth Calix, Rhegysme Myrian Rondon Alves, Yvone Inez Ricci Boaventura e Zeni Luersen.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação