Psicólogos divulgam manifesto contra privatização do ensino público

Psicólogos divulgam manifesto contra privatização do ensino público

A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia se manifestou contra a privatização do ensino superior público e gratuito no Brasil. No documento divulgado nacionalmente, os profissionais defendem a manutenção do modelo atual de ensino como requisito para a soberania do país e espaço de promoção da inclusão e da cidadania.

De acordo com os dados publicados pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), cortes orçamentários vêm comprometendo as atividades das instituições e diversas propostas têm sido apresentadas visando à redução ainda maior do financiamento público da educação superior.

De acordo com o relatório, esse sistema registra atualmente mais de 1,2 milhão de alunos, dos quais mais de 78% fazem parte de famílias com renda per capita de até 2 salários mínimos.

“O sucateamento desse sistema [público de educação superior] tem como meta consolidar as políticas neoliberais e desconstruir esse grande dispositivo de inclusão social, de desenvolvimento tecnológico e de produção qualificada de conhecimento”. O manifesto afirma, ainda, que as iniciativas de desmonte do ensino público visam desativar as possibilidades de uma sociedade mais igualitária, justa e democrática.

O documento conclama a sociedade brasileira a resistir as “iniciativas de esvaziamento da democracia”.

Clique aqui para ler a íntegra do manifesto contra a privatização do ensino superior público e gratuito no Brasil.  

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação