Psicólogos aprovam solenidade de entrega de CIPs

Cerca de 80 pessoas, entre psicólogos e familiares, prestigiaram na noite desta quarta-feira (11) a solenidade do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP/18 MT) para entrega das Carteiras de Identidade Profissional (CIP) com nova numeração. No evento, realizado no Espaço Plange, ainda foram arrecadados alimentos não perecíveis para doação à Casa Transitória de Cuiabá.

A substituição das CIPs é necessária devido ao desmembramento de Mato Grosso, que passou a ter um CRP próprio, o de número 18. Até 2010, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul integravam o CRP/14. Em função do crescimento da base nos dois Estados, ocorreu o processo de criação de um novo Conselho Regional no país. Com isso, o Conselho precisa trocar aproximadamente 1.400 carteiras, que serão gratuitas até o mês de dezembro deste ano. Mato Grosso conta com uma base profissional integrada por mais de 1.500 psicólogos, com o ingresso de aproximadamente 90 novos profissionais ao mercado a cada semestre.

Na solenidade, foi apresentado aos presentes um vídeo institucional que tratou das atribuições dos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia e a importância da CIPs para o exercício profissional, entre outras questões.

Para a presidente do CRP/18 MT, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, o momento vivido pelo Conselho é histórico. “Estamos entrando em um novo ciclo: o da maturidade”, disse. “É preciso quebrar o paradigma de que o Conselho é uma autarquia essencialmente fiscalizadora. Estamos aqui para orientar os nossos psicólogos e defender os interesses da classe a fim de garantir o reconhecimento desses profissionais que são cada vez mais importantes na estrutura das organizações públicas e privadas”, completou.

O trabalho de orientação, inclusive, vem sendo realizado pelo CRP/18 MT.  “Queremos essa relação cada vez mais próxima com os nossos psicólogos de modo que eles possam sanar todas as dúvidas sobre as atividades ligadas ao exercício profissional assim como sobre as atribuições do próprio Conselho. A intenção é agregar”, revelou a presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização, Mirvana Spinola Barbosa.

Opinião compartilhada pela psicóloga Luíza Rios Ricci Volpatto, membro da Comissão de Tomada de Contas do CRP/18 MT. “Espero que a proximidade física do Conselho possa, além de garantir mais ações de políticas públicas em benefício dos psicólogos, traga mais integração entre os colegas, fazendo-os participar ativamente das atividades do Conselho”, pontuou. “Não há dúvidas sobre o avanço que o Conselho registra com essa independência, já que, dessa forma, há uma possibilidade de ampliar as áreas de atuação”, completou a psicóloga Eloá de Carvalho Lourenço.

Também prestigiaram a solenidade o vice-presidente do CRP/18 MT, Luiz Guilherme Araujo Gomes e os conselheiros Priscila Batistuta Nóbrega, Maria Claudia de Oliveira Ribeiro Martins, Lucy Maria de Oliveira Farah, Nice dos Santos Souza  e Marisa Helena Alves, além do membro da Comissão de Saúde, Fernando Borges Custódio.

Satisfação - Mesmo ainda não atuando na área, em decorrência da dedicação a uma pós-graduação, a psicóloga Priscila Mainardi Tamiozzo, comemorou a conquista da CIP. “É algo que realmente vale muito”. Recém-formados, os psicólogos Caroline da Silva Stefan e Douglas Luiz Rocha Amorim aprovaram a iniciativa do CRP. “Confesso que durante a faculdade não tínhamos muita noção do papel do Conselho e hoje despertou em mim vontade de conhecer mais sobre a sua atuação”, disse Caroline. “É muito bom saber que há um órgão que conecta os profissionais da Psicologia e iniciativas como a de hoje são muito válidas para que essa interação ocorra”, completou Douglas.

Transferida de São Paulo, a psicóloga Bruna de Freitas Antunes Torquato comemorou a numeração mato-grossense. “Já tive a oportunidade de conhecer a atuação do Conselho daqui quando atuei no interior do Estado e percebi que há essa disposição em resolver os assuntos da classe”, comentou.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação