Psicologia tem compromisso no combate ao racismo, defende psicóloga

Psicologia tem compromisso no combate ao racismo, defende psicóloga

 

A psicóloga Erika Aparecida de Oliveira, assessora do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), representou o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT) no 1º Fórum de Psicologia e Relações Étnico-Racial.

Erika falou sobre o compromisso da Psicologia no combate ao racismo nos diversos espaços de atuação. Para ela, as questões raciais devem compor os saberes da profissão para além de um recorte, mas como conteúdo científico de suas diferentes áreas de estudo e atuação ratificando a posição de uma Psicologia antirracista.

“A iniciativa desse evento é imprescindível para que outras instituições de ensino discuta as questões das relações raciais no ensino, pesquisa e extensão fomentando o compromisso ético-político da Psicologia”, afirmou.

Erika lembrou ainda da cartilha do CREPOP sobre relações raciais lançada em 2017 e a resolução do CFP N° 18/2002 em relação a preconceito e discriminação racial, que servem como referência para o trabalho das(os) psicólogas(os).

O evento foi organizado pelo Kilombo Cassangue, NIP - Núcleo Indígena e Preto de Práticas Psicológicas, em conjunto com a coordenação do curso de Psicologia e Departamento de Psicologia da UFMT.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação