Psicologia na educação é discutida no Congresso de Psicologia do Cerrado

Psicologia na educação é discutida no Congresso de Psicologia do Cerrado

Embora a formação do psicólogo(a) no Brasil esteja, na maioria das vezes, voltada para uma perspectiva mais clínica e de saúde mental, a Psicologia tem muito a contribuir para os processos educacionais. A atuação do(a) psicólogo(a) no campo educacional foi tema no terceiro dia do 3º Congresso de Psicologia do Cerrado (Conpcer), realizado pelo Conselho Regional de Psicologia em Várzea Grande. 
 
Participou desse debate a professora da Universidade de São Paulo e vice-presidente daa Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia, Marilene Proença Rebello de Souza. Para ela, é necessário que o psicólogo compreenda que no cenário escolar, da mesma forma que outros profissionais presentes na escola, ele não é o protagonista da cena. Seu trabalho é nos bastidores, buscando promover o educador em suas necessidades de reflexão e de construção de conhecimento. 
 
O(a) psicólogo(a) pode atuar em todos os segmentos do sistema educacional, realizando diagnósticos e intervenções preventivas ou corretivas, em grupos ou de forma individual. Em sua atuação, deve considerar não apenas os aspectos individuais dos alunos, mas também aspectos do corpo docente, do currículo, projetos políticos pedagógicos, métodos de ensino, políticas educacionais e demais características institucionais.
 
“O(a) profissional entende os processos de aprendizagem, os projetos políticos pedagógicos, as formas como as escolas se organizam, as questões que envolvem o próprio currículo, ou seja, de pensar que a aprendizagem é fruto de um grande processo de escolarização que precisa ser entendido e aperfeiçoado”, afirmou Marilene.
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação.