
Psicólogas participam da elaboração do 3º Caderno de Orientações do PAIF
Integrantes da equipe de referência do CRAS de São José dos Quatro Marcos (MT) e da equipe da Assistência Social do Município de Sorriso (MT) participaram, em Brasília (DF), nos dias 20 e 21 de agosto, da “Oficina de Apoio Técnico Regional de Aprimoramento Metodológico do PAIF – Região Centro-Oeste”. O grupo foi indicado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) à Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) pelo trabalho que vem sendo desenvolvimento nestes municípios.
A oficina faz parte de uma série que vem sendo realizada pelo Departamento de Proteção Social Básica da SNAS ligada ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS e conta com a participação de grupos das cinco regiões brasileiras, com o objetivo de alinhar as ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) em todo o país. Ao todo, participaram cerca de 60 representantes dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e do Distrito Federal.
A psicóloga Betânia Rigoni da Silva, de São José dos Quatro Marcos, uma das participantes da oficina, explica que o objetivo do MDS é “provocar os profissionais a pensarem em metodologias que sejam coerentes e eficazes na execução do trabalho social do PAIF”. Além de fortalecer as boas práticas que já vêm sendo desenvolvidas, os encontros oportunizam que municípios cujas ações sejam inovadoras e sigam as orientações técnicas do Governo Federal contribuam na elaboração do terceiro Caderno de Orientações Técnicas.
“Nós fizemos várias discussões em torno dos dois primeiros cadernos e vai ser criado o terceiro, que está sendo subsidiado por pesquisas. Nosso município foi selecionado para essa pesquisa, que perguntava basicamente como era executado o trabalho da proteção social básica e quais são os usuários”, informa Betânia.
“As informações servirão para alinhar a metodologia, o passo a passo desse trabalho, que juntamente com as oficinas, mais a contribuição de profissionais de várias áreas, inclusive da Psicologia, vai resultar no novo volume”, salienta.
Betânia informa ainda que o lançamento do Caderno de Orientações Técnicas deve ser lançado realizado em dezembro, ainda sem data e local definidos. Mas já se sabe que será dentro de um bom seminário sobre o trabalho social com famílias do PAIF. Todas as regionais estão convidadas a participar.
A profissional explica que o PAIF executado pelo CRAS é o principal serviço da Proteção Social Básica da atual Política de Assistência Social no atendimento e acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade social, de modo proativo, protetivo, preventivo e territorializado, assegurando o acesso a direitos e a melhoria da qualidade de vida.
A psicóloga Fabiana Aparecida Uemura, do município de Sorriso (MT), salienta da importância do psicólogo no SUAS na complementação dos saberes e olhares para o sujeito e suas relações, e enquanto categoria profissional se apropriar dos espaços de atuação e participação na construção de uma política de assistência social cada vez mais aprimorada.
O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso parabeniza a ação e participação das psicólogas, integrantes da Comissão de Assistência Social do CRP-18, e destaca a importância do papel de psicólogas e psicólogos no SUAS, contribuindo com os avanços desta política que sempre se renova.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação