Projeto de lei prevê atendimento psicossocial nas escolas

Projeto de lei prevê atendimento psicossocial nas escolas

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT), gestão Novos Tempos do Cuidar, participou nesta terça-feira (14) de uma reunião na Assembleia Legislativa para discutir uma proposta de projeto de lei que prevê serviços de psicologia e assistência social nas unidades escolares. Esta foi a primeira reunião e a ideia é formar um grupo de trabalho para estruturar um projeto de lei. Além dos psicólogos, participarão do grupo também assistentes sociais e educadores. A reunião foi convocada pelo deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM), que tem como proposta encaminhar o documento para aprovação junto ao Governo do Estado.

Membro da Comissão de Educação e conselheira do CRP18-MT, Jane Cotrin, diz que a entidade é totalmente favorável à inserção de assistentes sociais e psicólogos nas unidades escolares. Segundo ela, a presença desses profissionais em instituições de ensino irá fortalecer a comunidade escolar no enfrentamento de vários problemas vivenciados atualmente.

“A educação brasileira vive, hoje,  momentos de intensa fragilidade. Além dos problemas inerentes à educação, os problemas sociais estão atingindo amplamente as escolas. Acreditamos que o papel de psicólogos e assistentes sociais seja, justamente, auxiliar a comunidade escolar a buscar soluções, realizar o trabalho em rede e dar apoio teórico-técnico aos professores. O CRP18-MT vai se esforçar muito para que este estudo aconteça e para que a proposta seja levada para discussão”.

A conselheira destaca que a aprovação, no início de julho, do Projeto de Lei 3688/2000 pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, evidencia a importância da presença dos profissionais do  Psicologia e Serviço Social nas escolas. “É um projeto que estava em tramitação já 15 anos e, agora, foi aprovado. Lutaremos para que seja aprovado, também, nas próximas instâncias."

O deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM) explica que o grupo formado pelas categorias presentes na reunião trabalhará em cima da elaboração de um programa de natureza sócio-familiar, visando a prevenção da evasão escolar e a melhoria do desempenho do aluno. Para isso, serão realizadas visitas domiciliares com o objetivo de ampliar o conhecimento a respeito da realidade do estudante e sua família.  Para o deputado, o cotidiano escolar enfrenta complexas questões sociais que o conhecimento pedagógico não consegue enfrentar sozinho, necessitando de outros saberes como o do psicólogo e assistente social, por isso a relevância destes profissionais dentro da escola.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação (com informações da ALMT)