Profissionais recém-registrados participam de encontro virtual com o Conselho

Profissionais recém-registrados participam de encontro virtual com o Conselho

CRPMT 18

Em vista das medidas de segurança contra a disseminação do novo coronavírus, as solenidades de entrega de carteiras do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) estão sendo realizadas por meio virtual. Foram dois encontros com recém-inscritos, nos dias 10 e 13 de maio, onde as(os) participantes puderam receber orientações e informações sobre atuação profissional, competências e funcionamento da autarquia, além da importância da participação nas ações e discussões promovidas pelo Conselho. Os documentos são entregues via Correios.

A agente de fiscalização do Conselho de Orientação e Fiscalização (COF) do CRPMT, Rhegysmere Alves, salientou que, muito mais do que uma entrega forma de documento, a cerimônia é um importante canal orientativo junto à categoria. Segundo ela, os encontros virtuais devem permanecer mesmo após a pandemia, contemplando as (os) psicólogas (os) que estão distantes de Cuiabá.

Para Linda Vaz, que chegou de Porto Alegre (RS) há nove meses e mora em Cuiabá, mesmo acontecendo virtualmente a reunião foi calorosa e deixou muitos pontos positivos para quem está iniciando a jornada na Psicologia. “Os deveres e direitos de nós, enquanto psicólogas (os), foram muito bem explicados e de forma clara e objetiva. O ponto que mais chamou a atenção e me deixou tranquila foi a disponibilidade e a atenção que os profissionais do CRP18-MT manifestaram. Se propuseram a nos auxiliar com as futuras dúvidas. Assim, este caminho, que no começo é mais difícil, se torna cada dia mais próximo de nossa realização na profissão”, enalteceu.

Elenize Maria Depiné de Oliveira, de Sinop (MT), fez questão de elogiar a equipe da gestão atual do CRP18-MT pela orientação às (aos) recém-formadas (os). “Falaram sobre a nossa profissão, sobre responsabilidade, ética e serviços oferecidos como apoio, além de alguns parâmetros para que nós, iniciantes, pudéssemos nos amparar. Sobre a época de pandemia, deram orientações e direcionamentos de como proceder”, exemplifica. Também ressaltou a disposição da equipe para sanar dúvidas, respondendo às perguntas e exibindo em datashow todas as siglas e serviços oferecidos pelo Conselho. “Gostaria de agradecer a agilidade na entrega das carteiras para que nós pudéssemos realmente iniciar o nosso trabalho. A equipe ofereceu para nós uma segurança incrível e eu tenho certeza de que vamos poder usufruir e contar com todos”, concluiu.

Rhegys informa que a intenção é realizar esses eventos virtuais mensalmente, haja visto que somente nos primeiros meses deste ano houve mais de 200 inscritas (os) no CRPMT. “Pelas devolutivas que nós tivemos tanto por e-mail quanto com aquelas (es) que estavam no evento, as (os) colegas queriam muito ter participado e não conseguiram por conta de suas atividades mesmo”.

A ideia, conta Rhegys, é montar uma agenda e divulgá-la com antecedência para facilitar a organização daquelas (es) que se interessarem em fazer parte dos encontros. Quanto maior a participação, melhor, frisa. “Para que eles(as) conheçam o Conselho, possam integrar as comissões temáticas e as discussões que nós fazemos”. Rhegys cita como exemplo uma nota técnica sobre atuação da(o) psicóloga(o) hospitalar neste momento de pandemia, em que existem muitos registros de óbitos. “Não foi feita pelo Conselho somente, houve psicólogas(os) que trabalham na área que participaram da comissão de elaboração. Elas(es) nos ajudam a construir tudo isso”, finaliza.