Profissionais do interior aplaudem diálogos com o CRP18

Profissionais do interior aplaudem diálogos com o CRP18

Profissionais da psicologia dos municípios de Juína e Tangará da Serra aplaudiram a iniciativa do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18 - MT) em levar a entidade para perto dos psicólogos e promover a troca de conhecimento dentro da classe. O projeto “CRP18-MT em Diálogos com o Interior” passou pelas duas cidades nos dias 23 e 24 de novembro.

As atividades foram desenvolvidas durante o dia e ao final fortaleceu o debate sobre as práticas psicológicas e atuação ética nas diversas políticas públicas, além de estreitar o contato entre os psicólogos e o Conselho.

Nos encontros a programação contou com a exibição do documentário “Psicologia: 50 anos”, seguida de uma breve apresentação do Sistema Conselhos e do tema “CRP18: avanços, impasses e desafios”. O Centro de Referência em Políticas Públicas (CREPOP) também foi apresentado aos participantes.

O CRP18-MT preocupou-se também em dar espaço para que os profissionais apresentassem as demandas do município de atuação, com o intuito de traçar melhorias para a categoria. O projeto também contou com um debate sobre o tema “A diversidade de atuação dos psicólogos e as questões éticas”.

A primeira parada da caravana do CRP18-MT, ocorreu em Juína, no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), no dia 23. Entre os participantes estava a psicóloga Marcela Américo Ortolan, que há 5 anos atua no município. A profissional relata que, quando chegou à cidade, as necessidades eram muitas. “Tínhamos dificuldade até na estrutura física e material, eram poucos os profissionais atuando nos Centros”.

Segundo Marcela, o déficit reduziu com a realização de concursos públicos, porém, a categoria ainda encontra resistência em Juína. Conta que a maior dificuldade está no trânsito entre médicos especialistas e psicólogos. “Temos que desenvolver um trabalho para esclarecer mais os médicos e os educadores”.

Para Marcela, o projeto do CRP18-MT foi enriquecedor, uma vez que a cidade carece de cursos de especialização. “Existe uma dificuldade de acesso aos cursos e nós não temos apoio para fazer uma reciclagem e foi enriquecedor poder ouvir o Conselho e ver que ele se colocou como nosso parceiro”.

No dia seguinte, o projeto seguiu viagem para a cidade de Tangará da Serra, onde o encontro ocorreu no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO/TGA). A psicóloga que trabalha no município Helena Cavalini viu a ida do CRP18-MT à cidade como um reconhecimento e valorização dos profissionais do interior.

“Foi muito bom saber que o nosso conselho está atuante e com essa necessidade de estar mais perto de nós, além de reconhecer a realidade do interior. É importante observar o profissional de perto e também observar quais são as demandas do nosso município. A presença é mais um incentivo para ética profissional e busca pela responsabilização com a profissão”, avalia a profissional.