Profissionais da psicologia recebem CIPs em solenidade

Psicólogos receberam na tarde de ontem (21) as Carteiras de Identidade Profissional (CIP) Provisórias, entregues durante uma solenidade na sede do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP/18 MT), em Cuiabá.

A presidente do CRP/18 MT, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, destacou a importância da CIP. “A CIP é uma cédula de identidade e por isso marca um processo de uma nova fase na vida desses profissionais”.
Após 20 anos dedicados a psicologia, sendo 15 deles registrados no Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região de São Paulo (CRP/06 SP), Jane Teresinha Domingues Cotrin fixou residência em Cuiabá este ano e foi uma das presentes na solenidade de entrega. “Eu considero importante ter a CIP da região porque é uma forma de se relacionar com a categoria”, disse. “A nova carteirinha simboliza a minha mudança a Cuiabá já que agora o meu lugar de atuar juntamente com o Conselho é aqui”, completou. A psicóloga Lívia Santos, formada há um ano, também recebeu a CIP. “O novo documento vai além do reconhecimento, é poder exercer a profissão sem privações de assinatura de laudos, por exemplo”, explicou.
Ainda estiveram presentes na solenidade o vice-presidente e a fiscal do CRP/18 MT, Luiz Guilherme Araujo Gomes e Rhegysmere Myriam Rondon Alves, respectivamente.
A CIP – Há 45 anos, desde a regulamentação da carreira, tornou-se obrigatório o registro dos psicólogos para o exercício profissional. Existem três modalidades para aquisição da CIP. Os recém-formados podem fazer a solicitação da carteira provisória que é válida por dois anos. Há ainda a transferência, que ocorre quando um profissional muda de Estado e passa a atuar em outra região, como também existe o requerimento da CIP secundária, que é quando um psicólogo de outra região atua esporadicamente em outras regiões. Maria Aparecida enfatiza sobre a importância da aquisição das CIPs de acordo com a local de atuação do profissional. “Cada região tem sua particularidade, pois existem informações pertinentes a cada região”, declarou.
Atualmente, o CRP/18 MT contabiliza 1,7 mil profissionais da psicologia atuando em Mato Grosso.
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação