A presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18/MT), Maria Aparecida de Amorim Fernandes, esteve presente na audiência pública realizada na Câmara Municipal de Cuiabá, na quarta-feira (05), com intuito de discutir a violência contra a mulher. A audiência integrava a programação da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, realizada pelo Fórum de Articulação de Mulheres de Mato Grosso (FAMMT).
Em sua fala, Maria Aparecida defendeu que a educação é o melhor caminho para mudar a cultura machista que ainda perdura e é causa das graves agressões cometidas contra as mulheres. “Só a educação e a família são capazes de trazer a paz, com o fim da violência contra a mulher e de tantas outras”, disse.
Realizada pela Câmara Municipal de Cuiabá, e de autoria da vereadora Lueci Ramos (PSDB) a da defensora pública, Rosana dos Santos Leite, a audiência também contou com a participação de Marcio Dorileo, Corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado; Ana Cristina Silva Mendes, Juíza de Direito Titular da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar de Proteção à Mulher da Comarca de Cuiabá; Elisamara Sigles Vodonós Portela, Promotora de Justiça da Promotoria Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; Claudia Lisita, delegada de Polícia na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá e Vera Lucia Pereira de Araújo, secretária Adjunta de Direitos Humanos de Mato Grosso.
Campanha do Laço Branco
Durante a audiência, também foi lançada a Campanha Nacional do Laço Branco, que visa à sensibilização, envolvimento e mobilização dos homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. A campanha acontecerá em diversas Capitais do país e procura promover a igualdade de gênero, por meio de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação com informações da Assessoria da Câmara Municipal de Cuiabá