Presidente do CRP 18/MT entrega Prêmio Paulo Freire a Dom Pedro Casaldáliga
Um momento de grande emoção. Assim foi a entrega do 2º Prêmio Paulo Freire de Psicologia ao bispo Dom Pedro Casaldáliga, em São Félix do Araguaia (1.159 km de Cuiabá), no dia 25 de julho, pelo Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP 18/MT). O religioso, conhecido por defender as causas das minorias, é um dos homenageados da premiação deste ano.
O prêmio foi entregue em mãos pela presidente do CRP 18/MT, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, na casa do religioso. Para a ocasião, também foram convidados alguns educadores da região e psicólogos que atuam no município de São Félix do Araguaia.
“Dom Pedro é uma personalidade muito interessante e que fez a diferença na vida da sociedade. É uma pessoa muito lúcida, tranquila e sensível às causas sociais. Foi uma honra entregar essa premiação para ele”, disse Maria Aparecida Fernandes.
A presidente do CRP 18/MT ressaltou que o religioso compreende a evolução da psicologia ao longo dos anos e que os profissionais dessa área também convivem com o sofrimento alheio, além de terem uma forma de entender e olhar o outro que vai além da aparência.
Maria Aparecida Fernandes declarou ainda a importância de as pessoas lutarem por algo. “Nós temos que ter uma causa. A Psicologia tem que ter uma causa, que é lutar pela defesa dos direitos humanos de todas as pessoas“, completou a conselheira Marisa Helena Alves, membro da Comissão de Políticas Públicas, que também participou da entrega do prêmio a Dom Pedro Casaldáliga.
O Prêmio Paulo Freire é concedido às pessoas que praticam o bem comum. A sugestão do nome de dom Pedro Casaldáliga feita pelo CRP 18/MT foi aceita pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Este ano, também serão homenageados Kenarik Boujihian Felippe, Manoel de Barros, Regina Maria Barreto Case, Marcelo Paixão, Janaína Oliveira, Maria de Jesus d. Dijé, Mino Carta, Rigoberta Menchú, Valdelice Veron, Paulo Vannuchi, Mia Couto.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação