Presidente do CRP 18/MT constata problemas em Colíder e Nova Canaã

A presidente do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP 18/MT), Maria Aparecida de Amorim Fernandes, esteve nos municípios de Colíder (648 km de Cuiabá) e Nova Canaã do Norte (696 km da Capital), na semana passada, para fazer visita de monitoramento pelo Conselho Estadual de Saúde, do qual é membro.
As visitas aos dois municípios são feitas pela Comissão de Monitoramento e Cooperação Técnica do Conselho Estadual de Saúde (CES), com o objetivo de orientar a forma de atuação dos conselheiros municipais de Saúde e avaliar as condições do setor.
Funcionários do Hospital Regional de Colíder estão em greve desde o dia 03 de maio e o Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (Ipas), que assumiu a gestão da unidade em abril, ainda não tomou providências em relação a isso, afirma Maria Aparecida Fernandes.
“Estamos tentando também facilitar um diálogo entre os grevistas e a Secretaria Estadual de Saúde para tentar resolver essa situação”, diz a presidente do CRP 18/MT. Apenas os atendimentos de urgência e emergência estão sendo feitos, ainda assim de forma reduzida.
O Ipas assumiu a gerência do Hospital Regional de Colíder em caráter emergencial, após o governo do Estado rescindir contrato com o Instituto Social Fibra por supostas irregularidades.
Maria Aparecida Fernandes informa ainda que a situação de Colíder afeta os moradores de Nova Canaã do Norte “porque a população do município depende dos serviços oferecidos pelo hospital regional”.
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação