Precisamos perguntar: como as psicólogas, psicólogos e psicologues estão acolhendo e atendendo a população LGBTQIA+ em contextos de emergências e desastres?
17 de maio é uma data significativa, pois marca o Dia Internacional da Luta Contra a LGBTFOBIA.
A escolha dessa data remonta a 17 de maio de 1990, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Esse marco histórico representou um avanço significativo no reconhecimento dos direitos das pessoas LGBTQIA+ e na luta contra a patologização das orientações sexuais e identidades de gênero.
Esse dia é dedicado à conscientização sobre a violência e a discriminação sofridas pela comunidade LGBTQIA+, promovendo a igualdade de direitos, o respeito e a dignidade para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.
Em meio às enchentes que têm afetado o Rio Grande do Sul desde o início de maio, de 2024, é crucial refletir sobre como a psicologia pode garantir o acolhimento das pessoas LGBTQIA+ em contextos de emergência e desastre. Sabemos que essa população continua enfrentando preconceito, discriminação e opressão, agravados em situações emergenciais.
Para apoiar essa reflexão, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) disponibiliza, em seu site, duas importantes Referências Técnicas:
1. Referência Técnica para Atuação de Psicólogas, Psicólogos e Psicólogues em Políticas Públicas para a População LGBTQIA+: Esta orientação técnica, baseada em evidências científicas reconhecidas, guia a atuação da categoria junto à população LGBTQIA+.
2. Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas (os) na Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres: Este documento propõe uma reflexão crítica e histórica sobre a inserção da psicologia no campo das emergências e desastres, ampliando as possibilidades de atuação no gerenciamento de riscos e vulnerabilidades.
Convidamos psicólogas e estudantes de psicologia para dialogar sobre essas e outras temáticas na Comissão de Psicologia e Diversidade de Gênero e Sexual do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso.
Venha dialogar conosco, contate a Assessoria do Plenário através do e-mail: assessoria@crpmt.org.br.