Plenária de conselheiros estabelece planos de ações do CRP18-MT

Plenária de conselheiros estabelece planos de ações do CRP18-MT

Importante momento de discussão e sugestão de propostas e melhorias para a categoria no Estado, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) realizou, no último sábado (28), sua plenária ampliada com participação de todos os conselheiros, efetivos e suplentes. O evento aconteceu no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, e reuniu representantes da Capital e de todas as regiões do Estado.

A plenária foi dividida em dois momentos. Na parte da manhã houve a apreciação das temáticas cotidianas do Conselho, como acompanhamento das contas e das ações, bem como a apreciação dos pedidos de credenciamento dos novos psicólogos, que neste mês atingiu a marca de 80 pedidos. O período da tarde foi dedicado ao planejamento das ações, todas devidamente amparadas pelas deliberações do VII Congresso Nacional de Psicologia.

Realizada mensalmente, a plenária de conselheiros é uma instância deliberativa do CRP18-MT, em que pautas relativas aos profissionais da Psicologia são discutidas. Entre os assuntos debatidos no último sábado está o apoio do Conselho à derrubada do veto ao Projeto de Lei 3338/2008, que estabelece carga horária de 30 horas para psicólogos. A entidade vem acompanhando e reforçando o grupo de representantes que apoia tal medida.

Para o presidente do CRP18-MT, Alcindo José Rosa, a plenária de conselheiros tem sua relevância pela participação de todos os membros da diretoria da entidade, que podem, por meio das pautas, elencar temas e prioridades para o Conselho. Segundo ele, além dos debates, a plenária também promove a elaboração de planos de trabalho, que são executados por meio das comissões temáticas da entidade e colaboração de entidades parceiras e demais profissionais.

Entre os planos de trabalho construídos nesta plenária, buscou-se aprimorar a eficácia das ações de orientação e fiscalização do COF e também dar maior celeridade no julgamento de processos da Comissão de Ética. Outras duas ações priorizadas foram propostas pela Comissão de políticas públicas e pela Comissão de Avaliação Psicológica.

“Fizemos um planejamento de ações com foco em áreas específicas, com contribuições das comissões de Políticas Públicas, Orientação de Fiscalização (COF), Ética (COE) e Avaliação Psicológica. O objetivo é estabelecer prioridades para que o Conselho continue buscando melhorias para a categoria”, destacou o presidente.

Alcindo salienta que, apesar da plenária ser restrita aos conselheiros e suplentes do CRP18-MT, psicólogos também podem contribuir com as discussões e debates de interesse dos profissionais. “O Conselho realiza assembleias e reuniões, onde os psicólogos podem e devem participar, pois suas sugestões e pautas servirão sempre de base para futuras discussões. Na plenária, debatemos questões administrativas, de gestão e também políticas, mas recebemos outros assuntos encaminhados pelos próprios profissionais”, destaca.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação