
Pesquisa visa investigar a religiosidade/espiritualidade dos psicólogos brasileiros
Pesquisa visa investigar a religiosidade/espiritualidade dos psicólogos brasileiros e suas repercussões na prática profissional
A profissional Pedrita Reis pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde/UFJF (www.ufjf.br/nupes) e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFJF (www.ufjf.br/ppgpsicologia) desenvolve o projeto de doutorado que consiste no levantamento do perfil, perspectivas e implicações sobre a espiritualidade/religiosidade e saúde em Psicólogos Brasileiros e para esse fim, necessita contatar de modo sistemático e representativo os psicólogos do Brasil.
O objetivo deste estudo é investigar a religiosidade/espiritualidade dos psicólogos brasileiros e suas repercussões na prática profissional (Projeto sob o número 50481915.2.0000.5147 na Plataforma Brasil e parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa nº1.345.685).
Sabemos que no Brasil é grande a diversidade étnica, cultural e religiosa, sendo que mais de 90% dos brasileiros apresentam alguma filiação religiosa e mais de 80% considera a religião algo muito importante em suas vidas (1). Assim, tem havido discussões sobre se e como a espiritualidade/religiosidade dos clientes deve ou não ser abordada pelos psicólogos (3).
Tem havido também interesse crescente internacional em pesquisar a religiosidade e espiritualidade dos profissionais de saúde, notadamente psicólogos (6)(7)(8) e médicos (9) o que também impacta o modo como lidam com a prática clínica.
Há uma pesquisa clássica na área que foi realizada em 1990 (6) e replicada em 2007(8) que investigou psicólogos em atuação nos EUA. Esta amostra foi obtida a partir do registro de todos os psicólogos filiados à Associação Americana de Psicologia (APA). Na área da medicina, há uma série de estudos sobre a religiosidade de médicos norte-americanos a partir do registro de médicos da Associação Médica Americana (AMA) (9,10). O questionário é baseado nos utilizados nessas pesquisas, adaptado para nossa realidade sociocultural.
Para obter uma amostra representativa, é essencial que psicólogos de todos os perfis (em termos de orientações teóricas, filosóficas e espirituais/religiosas) participem e em grande número. O tempo para responder a pesquisa é de apenas em torno de 20 minutos.

Segue link para o formulário do Google:
Caso seja necessário, a profissional está à disposição para esclarecimentos sobre a pesquisa pelo e-mail (pedritarvp@gmail.com).
Referências
1. Moreira-Almeida A, Pinsky I, Zaleski M, Laranjeira R. Envolvimento religioso e fatores sociodemográficos: resultados de um levantamento nacional no Brasil. Rev Psiquiatr Clín Säo Paulo. 2010;12–5.
2. Koenig HG. Handbook of religion and health. 2nd ed. Oxford?; New York: Oxford University Press; 2012. 1169 p.
3. Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Psicologia, laicidade, espiritualidade, religião e os saberes tradicionais: referências básicas para atuação profissional. São Paulo: CRP SP; 2014. 48 p.
4. Brasil, Céspedes L, Pinto AL de T, Windt MCV dos S. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988?: atualizada até a Emenda Constitucional n. 45, de 8-12-2004, acompanhada de novas notas remissivas edos textos integrais das emendas constitucionais e das emendas constitucionais de revisão. São Paulo: Saraiva; 2005.
5. American Psychological Association. Guidelines on Multicultural Education, Training, Research, Practice, and Organizational Change for Psychologists [Internet]. American Psychological Association; 2002 [citado 17 de fevereiro de 2015]. Recuperado de:http://www.apa.org/pi/oema/
6. Bergin AE, Jensen JP. Religiosity of psychotherapists: A national survey. Psychotherapy. 1990;27(1):3–7.
7. Bergin AE. Psychotherapy and religious values. J Consult Clin Psychol. 1980;48(1):95–105.
8. Delaney HD, Miller WR, Bisonó AM. Religiosity and Spirituality Among Psychologists: A Survey of Clinician Members of the American Psychological Association. Prof Psychol Res Pract. 2007;38(5):538–46.
9. Curlin FA, Lantos JD, Roach CJ, Sellergren SA, Chin MH. Religious characteristics of U.S. physicians: A National Survey. J Gen Intern Med. 2005;20(7):629–34.
10. Curlin FA, Sellergren SA, Lantos JD, Chin MH. Physicians’ observations and interpretations of the influence of religion and spirituality on health. Arch Intern Med. 2007;167(7):649–54.