Comunicação

Notícias

Pesquisa produzirá referências para atuação de psicólogas(os) na política de prevenção ao suicídio

Pesquisa produzirá referências para atuação de psicólogas(os) na política de prevenção ao suicídio

03 de Agosto de 2021 CRPMT 18

ATUALIZAÇÃO em 5 de outubro de 2021: O Conselho Federal de Psicologia (CFP) prorrogou para 31 de outubro o prazo para coleta de dados sobre a atuação de psicólogas(os) na Política Pública de Prevenção da Autolesão, do Suicídio e posvenção, pesquisa realizada no âmbito do Crepop.

 

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), disponibilizou no dia 26 de julho a pesquisa sobre a atuação de psicólogas(os) na política pública de prevenção da autolesão, do  suicídio e posvenção, com vistas a subsidiar a elaboração de referência técnica. Trata-se, inicialmente, de uma coleta quantitativa. A qualitativa ficará a cargo do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRPMT), sendo realizada entre os meses de agosto e setembro.

A participação na pesquisa on-line é voluntária e consiste em responder aos itens compostos por questões fechadas e abertas que permitam investigar a inserção das(os) psicólogas(os) nos serviços que atuam na prevenção da autolesão, do suicídio e posvenção. Vale lembrar que todos os dados pessoais ou quaisquer informações que possam gerar identificação não serão disponibilizados em hipótese alguma, assegurando a confidencialidade, o sigilo e a privacidade daquelas(es) que fizerem parte da pesquisa.

Além do questionário on-line, também haverá uma etapa de coleta qualitativa que será feita pelo CRPMT. O conjunto de ações em pesquisa desenvolvidas pelo Sistema Conselhos de Psicologia, por meio do Crepop, está organizado a partir da diretriz Investigação Permanente em Psicologia e Políticas Públicas, que consiste em pesquisar nacionalmente o fazer das(os) psicólogas(os), diante das especificidades regionais.

O processo investigativo implica na construção e atualização de um banco de dados para comportar informações referenciadas, inclusive geograficamente, sobre profissionais de psicologia, legislações, documentos, programas e entidades que desenvolvem ações no Campo das Políticas Públicas. Essas informações possibilitarão subsídio às intervenções e à produção de documentos de referência para a atuação de psicólogas(os) nesse campo.

As referências são dispositivos que o Conselho Federal de Psicologia oferece às(aos) psicólogas(os), com a finalidade de apresentar propostas técnicas e éticas para o desenvolvimento de uma prática psicológica qualificada; e, no campo das políticas públicas, adequadas a uma atuação que contribua para a efetivação dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais, bem como dos direitos civis e políticos.

Para participar é só acessar o endereço www2.cfp.org.br/consultapublica/2021/prevencaosuicidio, e manifestar o aceite. Mais informações no site do CFP: https://site.cfp.org.br.