Pesquisa produzirá referências para atuação de psicólogas(os) na política de prevenção ao suicídio

Pesquisa produzirá referências para atuação de psicólogas(os) na política de prevenção ao suicídio

CRPMT 18

ATUALIZAÇÃO em 5 de outubro de 2021: O Conselho Federal de Psicologia (CFP) prorrogou para 31 de outubro o prazo para coleta de dados sobre a atuação de psicólogas(os) na Política Pública de Prevenção da Autolesão, do Suicídio e posvenção, pesquisa realizada no âmbito do Crepop.

 

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), disponibilizou no dia 26 de julho a pesquisa sobre a atuação de psicólogas(os) na política pública de prevenção da autolesão, do  suicídio e posvenção, com vistas a subsidiar a elaboração de referência técnica. Trata-se, inicialmente, de uma coleta quantitativa. A qualitativa ficará a cargo do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRPMT), sendo realizada entre os meses de agosto e setembro.

A participação na pesquisa on-line é voluntária e consiste em responder aos itens compostos por questões fechadas e abertas que permitam investigar a inserção das(os) psicólogas(os) nos serviços que atuam na prevenção da autolesão, do suicídio e posvenção. Vale lembrar que todos os dados pessoais ou quaisquer informações que possam gerar identificação não serão disponibilizados em hipótese alguma, assegurando a confidencialidade, o sigilo e a privacidade daquelas(es) que fizerem parte da pesquisa.

Além do questionário on-line, também haverá uma etapa de coleta qualitativa que será feita pelo CRPMT. O conjunto de ações em pesquisa desenvolvidas pelo Sistema Conselhos de Psicologia, por meio do Crepop, está organizado a partir da diretriz Investigação Permanente em Psicologia e Políticas Públicas, que consiste em pesquisar nacionalmente o fazer das(os) psicólogas(os), diante das especificidades regionais.

O processo investigativo implica na construção e atualização de um banco de dados para comportar informações referenciadas, inclusive geograficamente, sobre profissionais de psicologia, legislações, documentos, programas e entidades que desenvolvem ações no Campo das Políticas Públicas. Essas informações possibilitarão subsídio às intervenções e à produção de documentos de referência para a atuação de psicólogas(os) nesse campo.

As referências são dispositivos que o Conselho Federal de Psicologia oferece às(aos) psicólogas(os), com a finalidade de apresentar propostas técnicas e éticas para o desenvolvimento de uma prática psicológica qualificada; e, no campo das políticas públicas, adequadas a uma atuação que contribua para a efetivação dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais, bem como dos direitos civis e políticos.

Para participar é só acessar o endereço www2.cfp.org.br/consultapublica/2021/prevencaosuicidio, e manifestar o aceite. Mais informações no site do CFP: https://site.cfp.org.br.