Pesquisa nacional levanta dados sobre atuação da Psicologia nos casos de diabetes

Pesquisa nacional levanta dados sobre atuação da Psicologia nos casos de diabetes

CRPMT 18

 

A atuação de profissionais da Psicologia nas equipes de saúde para atendimento a pessoas com diabetes é o foco de uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). O levantamento, organizado pelo Departamento de Psicologia da entidade, tem como objetivo mapear e identificar as características dos profissionais e conhecer quais são os tipos de intervenções psicológicas utilizadas com pacientes e seus familiares. A participação é livre e o questionário pode ser respondido virtualmente.

A pesquisa “Psicologia e diabetes no Brasil: um mapeamento de profissionais e de intervenções” é coordenada pelas psicólogas credenciadas ao Conselho Regional de São Paulo (CRP06-SP), Glaucia Margonari Bechara Rodrigues, Priscila Firmino Gonçalves Pecoli e Fani Eta Korn Malerbi. Composta por um questionário inicial de nove perguntas e um segundo, específico, com 16 questões, a pesquisa é ainda inédita no país, tendo como entre seus objetivos conhecer mais da atuação de psicólogas (os) nos cuidados com a diabetes.

“Entendemos que a prática da Psicologia na equipe de saúde pode contribuir muito para o cuidado de pessoas com diabetes. Conhecendo estes dados sobre a atuação do profissional de Psicologia, teremos o respaldo para propor novas políticas públicas e elucidar as possibilidades da atuação no cuidado do diabetes no Brasil”, pontua a SBD na carta convite aos profissionais. Leia na íntegra, clicando AQUI).

Fundada em 1970, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) é uma associação civil, sem fins lucrativos e filiada à International Diabetes Federation (IDF). A entidade tem como membros, médicos e profissionais de saúde com interesse em diabetes mellitus.

Para participar da pesquisa, acesse o questionário clicando AQUI.