PEC 32/2020: participe da mobilização nacional pela derrubada da proposta!

PEC 32/2020: participe da mobilização nacional pela derrubada da proposta!

CRPMT 18

A derrubada da PEC 32/2020 da Reforma Administrativa é o objetivo de uma campanha nacional aderida pelo CRP18-MT, junto com o Conselho Federal de Psicologia. A proposta pretende alterar “disposições sobre servidores, empregados públicos e organização administrativa", o que na prática, deve retirar a proteção destes trabalhadores, além de precarizar os serviços públicos, gerando prejuízos. Para debater o assunto, nesta quinta-feira (16), será realizada uma live organizada pelo CFP. A discussão poderá ser acompanhada pelo Facebook do CRP18-MT.

A campanha #DerrubaPEC32 pretende pressionar parlamentares de todo o país para que a proposta não seja aprovada. A ideia é apresentar os principais prejuízos desta reforma para diferentes categorias que prestam serviços públicos. No caso da Psicologia, a PEC, de acordo com o CFP, “representa, de imediato, prejuízos ao atendimento e cuidado das pessoas uma vez que reduzirá as possibilidades de contratação de psicólogas e psicólogos para compor os equipamentos públicos do país, em especial nas Políticas Públicas. Afeta, ainda, o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão na medida em que impacta negativamente a abrangência das universidades e demais instituições formativas públicas, restringindo, dessa forma, as possibilidades de pesquisa e extensão”.

Na quinta-feira (16) o assunto será discutido em um seminário virtual organizado pelo CFP, os 24 Conselhos Regionais, a Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), a Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT), a Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso) e a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (Anpep). Sob o tema “PEC 32: Reforma Administrativa – Impactos nas Políticas Públicas e na Psicologia”, o debate acontece a partir das 15h (horário de Brasília).

Além da #DerrubaPEC32 que pode ser utilizada nas redes sociais, também foi criado um site especial sobre a proposta, com outras formas de mobilização junto aos parlamentares. Para acessar todo o conteúdo, clique AQUI.