O CRPMT realiza fiscalização em hospitais de Cuiabá e Várzea Grande

O CRPMT realiza fiscalização em hospitais de Cuiabá e Várzea Grande

CRPMT 18

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) realizou visitas a estabelecimentos hospitalares de Cuiabá e Várzea Grande entre os dias 13 e 20 de agosto. O objetivo foi o de verificar as práticas e fluxos de atendimento dos serviços de Psicologia, considerando, em especial, o atual momento vivido de pandemia do novo coronavírus. O que se constatou, segundo a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) da autarquia, foi a falta de profissionais para atender à crescente demanda.

Foram objeto de fiscalização da COF os Serviços de Psicologia da Santa Casa de Misericórdia, Pronto Socorro Municipal e Hospitais Municipal (HMC), Júlio Müller e São Benedito, em Cuiabá, além do Hospital Metropolitano e Pronto Socorro de Várzea Grande. A verificação identificou a existência de unidades cujos serviços de Psicologia inexistem há mais de um ano e a necessidade de aumento do número de psicólogos, em vista do aumento de demanda e procura pelos serviços e suporte psicológico, tanto no atendimento aos pacientes como no acolhimento de servidores desses estabelecimentos.

Segundo a Comissão, no caso de irregularidades, o Serviço de Psicologia, quando há, é contactado para se adequar. Nos casos de inexistência desses serviços o contato é feito com a direção da unidade hospitalar e/ou autoridades competentes para a regularização.

As atividades das(os) profissionais especializadas(os) em Psicologia Hospitalar, de acordo com a Resolução CFP Nº 013/2007, é de atender pacientes, familiares e/ou responsáveis pelo paciente; membros da comunidade dentro de sua área de atuação; membros da equipe multiprofissional e eventualmente administrativa, visando o bem estar físico e emocional de ambos. Assim como alunas(os) e pesquisadoras(es), quando estas(es) estejam atuando em pesquisa e assistência.

Além disso, oferece e desenvolve atividades em diferentes níveis de tratamento, tendo como sua principal tarefa a avaliação e acompanhamento de intercorrências psíquicas das(os) pacientes que estão ou serão submetidas(os) a procedimentos médicos, visando basicamente a promoção e/ou a recuperação da saúde física e mental. Promove ainda intervenções direcionadas à relação médico/paciente, paciente/família, e paciente/paciente e do paciente em relação ao processo do adoecer, hospitalização e repercussões emocionais que emergem neste processo.