Novos profissionais destacam atuação do CRP 18 nas faculdades

Novos profissionais destacam atuação do CRP 18 nas faculdades

Cinco novos profissionais já podem atuar como psicólogos a partir de quinta-feira (17), após serem habilitados pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP 18 - MT). O grupo recebeu a Carteira de Identidade Profissional e aproveitou o momento para tirar dúvidas com a presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização, Karina Franco Moshage.

A Carteira Profissional é um documento oficial indispensável para a atuação na área. Todo graduado em psicologia, que pretende exercer a profissão, antes, deve fazer o registro junto ao conselho da sua região, caso contrário, sofrerá penalidades judiciais. “Se ele não tem registro não é considerado profissional, trata-se do exercício ilegal da profissão, crime previsto em Lei”, lembra Karina.

Priscila Muramatso está entre os profissionais habilitados pelo CRP 18 e revelou ter interesse em participar das atividades realizadas pelo conselho. “É um conselho bem atuante, em que antes mesmo de me formar me deu oportunidade de participar de cursos e palestras, sempre muito boas e com profissionais gabaritados”.

Já Carlos Augusto destacou a importância da existência do documento. “É um registro que me habilita como profissional e é um mecanismo de fiscalização para identificar quem não é, pois há muitos que têm certificado de terapeutas e passam por psicólogos”.

No portal do CRP 18 e do Conselho Federal de Psicologia (CFP) é possível realizar buscas dos nomes de profissionais aptos para atuação. Além disso, os conselhos fazem constantes publicações sobre temas relacionados à classe, disponibilizam materiais e tiram dúvidas dos psicólogos.

Karina, que está à frente da Comissão de Orientação e Fiscalização, que zela pela garantia dos serviços psicológicos prestados. “Nosso papel não é só identificar o que está ilegal, como diz o próprio nome da comissão, é orientar nas diversas abordagens e o funcionamento”.